Bom dia!           Tera 07/05/2024   11:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Artigos > Síndrome Alcoólica Fetal - SAF
Síndrome Alcoólica Fetal - SAF

Por: Dr. Marcio Vieira Muniz - Médico

Poucos de nós sabíamos que o álcool pode afetar seriamente o feto em seu desenvolvimento no útero materno. Sempre foi subestimada, e até negada, a existência da Síndrome Alcoólica Fetal – SAF.

De 30 anos para cá, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas por parte das mulheres jovens indicou a necessidade de uma conscientização dos danos que a saúde pode sofrer.

A SAF é a consequência da ação destruidora do álcool sobre o embrião ou o feto pela ingestão de bebida alcoólica pela mãe, durante a gravidez. As manifestações clínicas da SAF podem estar diretamente ligadas à quantidade de álcool ingerida, o período da gestação e outros fatores. O neném pode apresentar microcefalia (cabeça pequena), microftalmia (olhos pequenos), base do nariz achatada, lábio superior afinado, baixo peso ao nascer (PIG), retardo mental (déficit cognitivo) e distúrbios de comportamento.

Acreditem ou não, muitos dos “afetados” em comportamento em nossos dias são portadores de SAF, não devidamente caracterizados.

O consumo crescente de bebidas alcoólicas, estimulado pela propaganda constante e a banalização do uso, pode fazer crescer muito o número de casos de SAF daqui para diante.

10 milhões de litros de cerveja e um bilhão e meio de litros de destilados ao ano. Só no Brasil.

A falta de conscientização dos problemas relacionados ao uso e abuso do consumo de álcool fragiliza a base da população. Só na última década a prevenção começou a ganhar o espaço merecido na OMS,na ONU, na Comunidade Europeia e mobilizou o Rotary Internacional.

Desafio para a Saúde Pública de todos os países, a SAF precisa ser divulgada e ensinada desde as escolas, postos de saúde e onde puder. Iniciativas isoladas de alguns profissionais da saúde, administradores e políticos vem merecendo destaque.

A cidade de Petrópolis, por exemplo, tem agora uma lei que institui a Semana de Prevenção e Atenção da Síndrome Alcoólica Fetal. Se todos os municípios do Brasil fizerem o mesmo e colocarem em prática as ações necessárias, muitas mulheres vão evitar o nascimento de crianças com problemas incuráveis e irreversíveis.

As famílias e as comunidades merecem menos sofrimento, mais conhecimento e afeto.


Programação dos filmes em cartaz