Boa noite!           Segunda 22/07/2019   00:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Palácio de Cristal
Palácio de Cristal

Construído nas oficinas de S.A de Saint-Sauver-Les Arras (1879) na França, e inaugurado em 2 de fevereiro de 1884, o Palácio de Cristal era formado por uma estrutura metálica e placas de vidro francês. Há um corpo central quadrado, conectado a dois outros retangulares, e há ainda dois outros semi-circulares, ligados ao corpo principal. O Palácio foi construído na mesma época em que estava sendo construída a Torre Eifel, e é um dos exemplos de como a Revolução Industrial influenciou os estilos arquitetônicos. O prédio, inspirado no Crystal Palace de Londres - idealizado e construído por Joseph Paxton para a exposição Industrial de 1851 - foi montado pelo engenheiro brasileiro Bonjean. No Brasil, foi a primeira construção pré-fabricada.

O Palácio foi um presente do Conde D'Eu à sua esposa, a Princesa Isabel, ligada à Associação Agrícola e Hortícola de Petrópolis (ou seja, inicialmente o prédio destinava-se a ser a sede da "Associação Hortícola e Agrícola de Petrópolis" formada pela alta aristocracia petropolitana). Foi ali, numa cerimônia realizada em abril de 1888, que a Princesa Isabel conferiu Títulos de Alforria aos 103 últimos escravos em Petrópolis.

Mas a partir da Proclamação da República, este marco do Segundo Reinado acabou sendo utilizado para diversos fins. Com o fim da Associação Hortícola, foi vendido em leilão e transformado em cassino, depois garagem do Corpo de Bombeiros e ainda abrigou vítimas de tragédias que se abateram sobre a Cidade. Também serviu a objetivos mais nobres, mas nem sempre adequados a seu propósito original; sede de diversas associações literárias, de entidades ligadas à música, do Liceu de Artes e Ofícios de Petrópolis; clube de boliche e salão para bailes populares. A exploração de uma casa de jogos gerou veementes protestos na Câmara Municipal e levou à revogação do contrato em 1892. No final da década de 60, após pedidos do cidadão Guilherme Auler junto ao então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sphan, o Palácio de Cristal foi tombado. Passou a importante monumento e um dos mais conhecidos cartões postais de Petrópolis.


SERVIÇO:

Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/n° - Centro
Telefone: (24) 2247-3721
Visitação: Terça a Domingo de 9h às 18h

Fonte: IMCE
- Turispetro

disque turismo
Programação dos filmes em cartaz