Boa noite!           Sexta 18/07/2025   18:14
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Exposição propõe olhar sobre pertencimento, terra e território no Festival Sesc de Inverno 2025
Exposição propõe olhar sobre pertencimento, terra e território no Festival Sesc de Inverno 2025
Mais de 20 artistas e coletivos do estado do Rio de Janeiro participam da mostra ‘Plantas dos pés, linhas das mãos’

18/07/2025 - 11:12 - A exposição "Plantas dos pés, linhas das mãos: terra e território" integra a programação do 23º Festival Sesc de Inverno e ocupa simultaneamente três unidades do Sesc RJ: Três Rios, Teresópolis e Nova Friburgo. Com curadoria de João Paulo Ovidio e Naine Terena, e assistência de Igor Affonso e Renata Tupinambá, a mostra se ancora no pensamento do ativista quilombola Nêgo Bispo para repensar a relação com a terra e o território a partir da ideia de pertencimento.

Reunindo mais de 20 artistas e coletivos, majoritariamente provenientes das periferias urbanas do estado, como Baixada Fluminense (Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Magé), Leste Fluminense (Niterói e São Gonçalo), Região Serrana (Nova Friburgo e Teresópolis) e Zona Norte do Rio (Complexo do Chapadão e Irajá), a exposição apresenta um conjunto de obras que transitam por diversos suportes como pinturas, esculturas, gravuras, instalações, objetos, fotografias, vídeos e outros formatos.  A curadoria também adotou como critério de seleção a diversidade étnico-racial e de gênero, contemplando obras de diferentes períodos e trabalhos inéditos, produzidos especificamente para a exposição.

A mostra propõe um olhar crítico e sensível sobre os modos de existência ligados ao chão que se pisa, às histórias que nos constituem e aos corpos que são, por si só, território. As obras abordam temas como memória, identidade, arquitetura, trabalho e dinâmicas de colonialidade, construindo imaginários que rompem com estigmas e revelam as potências de cada lugar.

O título da exposição sugere, em jogo poético com a linguagem, diferentes camadas de sentido: “plantas dos pés” como o contato direto com a terra, com o chão e com o ambiente que nos sustenta; e “linhas das mãos” como os gestos que moldam, constroem e narram a experiência humana no território. A curadoria propõe, assim, um convite a compreender o solo antes de semear, reconhecendo que a colheita é fruto do trabalho coletivo.

Em cada galeria, uma nova história, com diferentes personagens e novas questões, se inicia. As partes da mostra em cada uma das três unidades são ao mesmo tempo independentes e complementares. A exposição é um convite ao olhar, tanto para as imagens que constituem visualidades sobre territórios geográficos do país, quanto para as identidades e subjetividades formadas a partir dessa terra.

Dessa forma, o visitante, como um peregrino, pode encarar o trânsito entre as unidades do Sesc como uma rota, uma viagem ou uma caminhada, cujo maior propósito é conectar-se e perceber suas diversas linhas, as distâncias entre as cidades e as paisagens que as constituem.

SERVIÇO:

Exposição “Plantas dos pés, linhas das mãos: terra e território” – FESTIVAL SESC DE INVERNO 2025

Sesc Nova Friburgo
Av. Pres. Costa e Silva, 231, Centro, Nova Friburgo/RJ.

Período: De 13 de julho a 26 de outubro de 2025
Visitação: De terça a sábado, das 9h às 20h; domingo, das 9h às 18h.

Sesc Três Rios
Rua Nelson Viana, 327, Três Rios/RJ.

Período: De 11 de julho a 26 de outubro de 2025
Visitação: De terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Sesc Teresópolis
Av. Delfim Moreira, 749, Várzea, Teresópolis/RJ.

Período: De 12 de julho a 26 de outubro de 2025
Visitação: De terça a sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 18h.

Entrada gratuita

Rosana Rios
Programação dos filmes em cartaz