Boa noite!           Sábado 20/07/2019   19:31
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Visita aos Bastidores do Museu Imperial de Petrópolis
Visita aos Bastidores do Museu Imperial de Petrópolis

Quem visita o Museu Imperial em Petrópolis, não imagina que todo aquele acervo museológico exposto ao público em seus salões representa apenas 8% do que se tem guardado na reserva técnica. Deste total, não está contabilizado o acervo documental do arquivo histórico e da biblioteca.

E para conhecer todo este trabalho e como ele é executado nos bastidores, o Museu Imperial retoma o projeto "O Museu que não se vê", no próximo dia 29 de maio, oferecendo a oportunidade aos interessados de conhecer todas aquelas peças e documentos que estão guardados e como é feita a preservação do acervo. São cristais, jóias, roupas, telas, tapetes, imobiliários, documentos, livros raros e fotografias que poderão ser apreciados num passeio que  percorre a biblioteca, o arquivo histórico, o
laboratório de restauração e a reserva técnica.

Para a diretora do Museu Imperial, Maria de Lourdes Parreiras Horta, "O Museu que não se vê" é um importante instrumento de conscientização da importância da preservação do patrimônio.

"Toda a manutenção da exposição e acervo do Museu Imperial requer um trabalho de muita dedicação de uma equipe técnica e especializada. É uma mão de obra rara e que tem um papel fundamental na vida de todos nós: o de restaurar e preservar a nossa história, a nossa identidade cultural. É fundamental que a sociedade valorize a importância da preservação do patrimônio histórico e que também se sinta responsável por este processo", disse Maria de Lourdes.

"O Museu que não se vê" vai estar acontecendo sempre toda última quinta-feira de cada mês, às 11h e às 14h30m, com grupo de no máximo 15 pessoas em cada horário. A participação é gratuita e deve ser feita com agendamento prévio.

Informações pelo telefone (24)2237-8000.

disque turismo
Programação dos filmes em cartaz