Bom dia!           Segunda 15/04/2024   09:14
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Mais de sete mil inscrições homologadas para seleção de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias
Mais de sete mil inscrições homologadas para seleção de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias
28/03/2024 - 15:54 - O processo seletivo para agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde em Petrópolis registrou a homologação de mais de sete mil inscrições. Das 16.300 inscrições recebidas, 7.380 foram validadas para concorrer as 199 vagas disponíveis. Das inscrições não homologadas, 50 foram indeferidas devido a duplicidade, enquanto outras 8.887 não realizaram o pagamento da taxa dentro do prazo estipulado.

 O prefeito Rubens Bomtempo enfatiza a importância vital do trabalho desses profissionais nas comunidades. "O papel dos agentes de saúde é fundamental para a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Os agentes comunitários atuam como elo entre a população e os serviços de saúde, promovendo a prevenção, o acompanhamento de doenças crônicas, e orientando sobre hábitos saudáveis. Já os agentes de combate a endemias desempenham um papel importante no controle e prevenção de doenças como dengue, zika, chikungunya e outras, através da identificação e eliminação de focos de proliferação de vetores", explica o prefeito.

Dentre as vagas disponíveis, 151 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 48 são reservadas para Pessoas com Deficiência (PCDs), negros e indígenas. O Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca a importância de uma equipe diversificada. "É fundamental que nossos profissionais de saúde reflitam a diversidade da população que atendemos. A inclusão de pessoas com diferentes formações e experiências enriquece nosso trabalho e nos permite oferecer um atendimento mais completo e sensível às necessidades de cada indivíduo".

Os selecionados receberão vencimentos de R$ 2.824,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os concorrentes com inscrições homologadas serão convocados para as próximas etapas do processo seletivo, que incluem a Prova Objetiva a ser aplicada na data provável de 28 de Abril de 2024.

O horário e local da prova serão informados através de edital disponibilizado no site do Instituto Avalia e no cartão de informação do candidato, que deve comparecer com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova.

A prova objetiva será composta de 40 questões, distribuídas por áreas de conhecimento, com cinco alternativas cada. O concorrente deverá obter no mínimo 50% dos pontos para não ser eliminado do Processo Seletivo. O gabarito preliminar e o caderno de questões serão divulgados um dia após a aplicação da prova, disponibilizados no endereço eletrônico www.avalia.org.br.

Carla Cavalcante
Programação dos filmes em cartaz