Bom dia!           Segunda 15/04/2024   09:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Mais de Seis Mil Cães e Gatos foram Microchipados durante as Campanhas de Castração realizadas pela Prefeitura nos Anos de 2022 e 2023
Mais de Seis Mil Cães e Gatos foram Microchipados durante as Campanhas de Castração realizadas pela Prefeitura nos Anos de 2022 e 2023
26/01/2024 - 15:11 - A Prefeitura promoveu a microchipagem de mais de seis mil cães e gatos durante ações de castrações realizadas no município entre os anos de 2022 e 2023. A medida visa não apenas controlar a população animal, mas também assegurar a saúde e segurança desses animais.

A microchipagem, fundamental para a identificação individual dos animais, facilita o processo de reencontro com seus tutores em casos de perda. "O sucesso da microchipagem de mais de seis mil cães e gatos reforça nosso compromisso com os animais. Esta iniciativa vai além do controle da população, pois também é uma medida que garante a segurança desses animais", ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, ressaltou os inúmeros benefícios para a saúde pública decorrentes da microchipagem durante as recentes ações de castrações. Ele enfatizou que essa prática é uma ferramenta valiosa no controle de zoonoses e na prevenção de doenças transmitidas por animais. “Ao adotar a microchipagem em larga escala, o município não apenas zela pelo bem-estar dos animais, mas também contribui significativamente para a segurança sanitária da população. Estamos investindo em estratégias que não apenas promovem o cuidado com os animais, mas também fortalecem as medidas de prevenção de doenças que podem afetar diretamente a saúde pública", destacou o secretário.

Simone Sisnando, coordenadora da Vigilância Ambiental, também enfatiza a importância da microchipagem para o controle de zoonoses. “No caso do atendimento de esporotricose, realizado pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental, a microchipagem se faz essencial para garantirmos que este animal conclua seu tratamento e assim seja interrompido o ciclo de transmissão da doença ao ser humano”, explica.

Além dos mais de seis mil animais microchipados nas recentes ações de castração, a Coordenadoria de Bem Estar Animal - Cobea também desempenha um papel essencial. Suas ações continuadas resultaram na castração e microchipagem de um número adicional de animais, consolidando o compromisso da Prefeitura com a causa animal. "Através da microchipagem, é possível ter o controle de quantos animais residem e em quais locais. Sabemos se são castrados e a quem pertencem. Além disso, em caso de perda, no chip ficam todos os dados do animal e dos seus tutores, facilitando sua identificação e retorno ao lar", explica o coordenador da Cobea, Cláudio Avelar.

Carla Cavalcante
Programação dos filmes em cartaz