Bom dia!           Segunda 15/04/2024   08:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Criação de Centro de Triagem de Animais Silvestres é aprovado na Câmara
Criação de Centro de Triagem de Animais Silvestres é aprovado na Câmara
25/01/2024 - 08:01 - A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (23), a indicação legislativa de autoria do vereador Gil Magno que pede a criação do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS. O objetivo do Centro é resgatar animais silvestres e exóticos de vida livre, em situações de emergência, doados, vítimas de acidentes, ações humanas, catástrofes naturais ou apreendidos por órgãos de fiscalização em Petrópolis.

- Além disso, o CETAS também tem como objetivo a proteção dos animais silvestres, a pesquisa científica e levar a educação ambiental aos petropolitanos. O Centro será um verdadeiro agente de contribuição à preservação da fauna, mostrando às pessoas a importância do combate ao tráfico de animais silvestres. Além de contar com um núcleo de educação ambiental, responsável pela realização de palestras e diversas atividades educativas -, explica Gil Magno.

Segundo o texto aprovado, o CETAS será composto, prioritariamente, por médicos veterinários e biólogos da Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre, guardas da Inspetoria Ambiental da Guarda Municipal, agentes administrativos e profissionais de áreas correlatas.

Ainda segundo a indicação, o CETAS Petrópolis poderá firmar parcerias com instituições de pesquisa, ONGS ligadas à área de meio ambiente, empresas e prefeituras de outros municípios, com o objetivo de aprimorar sempre o atendimento aos animais recolhidos, propor soluções para os problemas ambientais da região e intensificar as ações de educação ambiental.

“Também quero destacar que o CETAS deve buscar parcerias com o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, universidades com graduação em biologia e medicina veterinária, IBAMA, ICM-Bio e INEA”, diz Gil, que finaliza: deve ser um serviço funcionando de forma ininterrupta e ainda dispor de número de telefone gratuito com atendimento 24 horas por dia.
 
A indicação segue para análise do Poder Executivo.

Ascom - C.M.P.
Programação dos filmes em cartaz