Bom dia!           Tera 23/07/2024   07:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Petrópolis Gourmet segue a todo Vapor: Mercado Gourmet, Agito Gastronômico, Palestras, Oficinas e Ações Sociais na Programação
Petrópolis Gourmet segue a todo Vapor: Mercado Gourmet, Agito Gastronômico, Palestras, Oficinas e Ações Sociais na Programação
15/11/2023 - 12:06 - O Petrópolis Gourmet 2023 está à toda com uma programação para todos os gostos e público além, é claro, dos sabores apresentados em pratos especiais nos 45 estabelecimentos participantes. A maratona de delícias inclui o Mercado Gourmet, Agito Gastronômico, palestras, rodas de conversa e ações sociais.  Para saber mais e participar da jornada culinária rica em sabores, conhecimento e solidariedade basta acessar a programação completa no site oficial do evento em www.petropolisgourmet.com.br. O festival gastronômico é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e está em sua 23ª edição consolidado como um dos mais importantes eventos do gênero no país.

“O Petrópolis Gourmet não é apenas um festival gastronômico, mas uma celebração que une a comunidade em torno da boa comida, da cultura e do apoio às instituições locais. Temos o compromisso de proporcionar uma experiência única aos visitantes e, ao mesmo tempo, reverenciar nossos chefs, mostrar a produção da cidade, transferir e absorver conhecimentos sabendo que a gastronomia pode ser um agente transformador. Estamos felizes com o sucesso do festival até o momento e temos certeza que as próximas ações também serão bem sucedidas “, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

Destacando a valorização dos produtos locais, o Mercado Gourmet e Agito Gastronômico reúne chefs renomados para criar experiências culinárias únicas. Palestras e rodas de conversa exploram temas como nutrição, sustentabilidade e as tendências da gastronomia mundial, enriquecendo o conhecimento dos participantes. As oficinas proporcionam aprendizado prático, mergulhando os participantes no universo da culinária com criatividade e expertise. Comprometidos com a responsabilidade social, ações como o projeto "Uma Leve Pitada de Amor" e a parceria com a COMAC demonstram o engajamento do evento em causas comunitárias e solidárias.

“O Petrópolis Gourmet se destaca como uma celebração da gastronomia, inovação e união e a edição deste ano inspira a todos com essa troca de energia e conhecimento e de valorização dos profissionais e de produtos de nossa cidade. Agradecemos a cada um dos chefs, parceiros e pessoas que têm dedicado seu tempo e seu conhecimento compartilhando saber e sabores”, completa Samir el Ghaoui.

Mercado Gourmet e Agito Gastronômico (Dia 19)

No pitoresco Bosque dos Vales, localizado no Vale do Cuiabá, em Itaipava, o domingo (19) será marcado pelo "Mercado Gourmet e Agito Gastronômico". Das 12h em diante, o público terá a oportunidade de explorar e adquirir produtos locais de Petrópolis, enquanto desfruta de pratos preparados pelos renomados Chefs Márcio Ricci e Barão ao som do DJ Carlinhos Tardiolli.

Palestras e Rodas de Conversa (Dias 17 e 21)

O Petrópolis Gourmet está sendo enriquecido com conhecimento. No dia 17 (sexta), das 9h às 11h, na Universidade Estácio de Sá, o chef Márcio Ricci, curador do evento, fala sobre "Nutrição: Sustentabilidade e Criatividade: Comida Saudável". Já no dia 21, (terça), às 19h, no Senac, o público embarca em uma jornada pelas "Novas Tendências da Gastronomia Mundial" em uma envolvente roda de conversa com o renomado Chef Marcio Ricci.

Oficinas Gastronômicas (Dias 16 e 21)

Para os entusiastas culinários não há como perder as oficinas incríveis.  No dia 16 (quinta), às 10h, a Chef Adriana Marchese apresentará uma vibrante oficina de "Massas Coloridas com Legumes e Verduras Orgânicas" do Sítio do Moinho. No dia 21 (terça), às 15h, na Chocolates Katz, Barão de Amazonas, o barista Alison Fonseca, da 3 Corações, comandará a "Oficina Café com Afeto".

Cozinha Brasil (De 16 a 18)

O Caminhão da Cozinha Brasil Firjan/Sesi vai funcionar na Praça Dom Pedro, de  quinta a sábado (16 a 18), com três turmas em todos estes dias, sempre às 9h, 13h e 15h.  O Cozinha Brasil ensina  o preparo de alimentos saborosos e nutritivos a baixo custo, sem desperdícios e respeitando as diferenças regionais e de estações .

Dia 16 (quinta):  10h, 13h e 15h – Oficina queijadinha de repolho
Dia 17 (sexta): 10h, 13h e 15h – Bolo de chocolate com abobrinha
Dia 18 (sábado): 10h, 13h e 15h- Bolinho de arroz com almôndega colorida

Link para inscrição antecipada: https://forms.gle/sZZQZ9ukEA7SGahz9
Inscrições momentos antes das aulas, no local, dependem de disponibilidade de vagas

Ações Sociais com Sabor (Dias 22 e 23)

O compromisso social está no coração do Petrópolis Gourmet. No dia 22 (quarta), às 13h30, o projeto "Uma Leve Pitada de Amor" com o Chef Márcio Ricci trará sabores e solidariedade à Oficina Irmã Rosa. No dia 23, (quinta), também às 13h30, a dica é participar da Ação Social COMAC com os Chefs Marcio Ricci, Alice Cox e Marjorie Cox, que vão envolver a todos com uma enriquecedora "Conversa e Oficina de Compostagem".

O Petrópolis Gourmet é uma jornada culinária rica em sabores, conhecimento e solidariedade Mais informações e a programação completa estão disponíveis em www.petropolisgourmet.com.br.

Estela Siqueira
Programação dos filmes em cartaz