Boa noite!           Sexta 23/02/2024   19:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Prefeitura anuncia Licitação para Construção do Pavilhão Niemeyer
Prefeitura anuncia Licitação para Construção do Pavilhão Niemeyer
08/11/2023 - 18:34 - O prefeito Rubens Bomtempo autorizou abertura de licitação para contratar empresa para a construção do Pavilhão Niemeyer, no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga.

A previsão é que as obras durem cerca de 10 meses. No Pavilhão Niemeyer, a Prefeitura promoverá exposições permanentes e atividades voltadas para o turismo, a educação, o meio ambiente e a cultura. O local também abrigará uma exposição permanente com obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

O projeto do pavilhão é de autoria de Oscar Niemeyer, elaborado inicialmente para o Jardim Botânico da cidade do Rio. Como a execução do projeto lá não aconteceu, a concepção do projeto foi doada pelo Instituto Social Oscar Niemeyer ao município de Petrópolis.

“Com a construção do Pavilhão Niemeyer, nós vamos valorizar ainda mais, não só a obra do Oscar Niemeyer, mas também uma área ambiental tão bonita da nossa cidade, que é Parque Natural Municipal Padre Quinha”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O prefeito anunciou a licitação nesta semana, ao lado dos secretários Carlos Alberto Muniz (Meio Ambiente) e Vyrna Jacomo (Obras).

Convênio com o Instituto Social Oscar Niemeyer

A licitação para a construção do parque é possível devido ao convênio que a Prefeitura e o Instituto Social Oscar Niemeyer (que detém os direitos sobre os projetos do arquiteto) firmaram em outubro do ano passado.

O convênio possibilitou que o projeto, elaborado inicialmente para o Jardim Botânico, fosse adaptado para o parque, onde as condições do terreno são diferentes. O convênio também possibilitou a contratação, pela Prefeitura, de projetos complementares (estrutura de concreto, instalações de energia, água e esgoto, destino das águas pluviais e paisagismo do entorno).

Valorização do Parque Natural

Além do pavilhão, a Prefeitura também trabalha na restauração da ruína do parque. No local, vai ser instalado o futuro Centro de Educação Ambiental de Petrópolis. Outra ação da Prefeitura para valorizar o Parque Natural Municipal Padre Quinha.

O imóvel vai abrigar: a sede administrativa do Parque Natural; sala multimídia; área de reuniões; sala para guias de trilhas; e um café.

As obras estão em curso e promoverão a recuperação total da ruína, com revestimentos, esquadrias, instalações e cobertura novos. O objetivo, além de valorizar o parque, é permitir que o local seja cada vez mais um espaço de convivência de moradores da cidade e turistas.

Vinicius Henter
Programação dos filmes em cartaz