Boa noite!           Sexta 23/02/2024   20:31
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Mais de 190 Animais Beneficiados nos Primeiros Dois Dias da Campanha de Castração de Cães e Gatos
Mais de 190 Animais Beneficiados nos Primeiros Dois Dias da Campanha de Castração de Cães e Gatos
20/10/2023 - 08:08 - Nos dois primeiros dias da segunda fase da campanha de castração promovida pela Prefeitura, um total de 192 cães e gatos foram submetidos ao procedimento. A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental.

O veículo móvel permanecerá no estacionamento do Assaí Atacadista, localizado na Estrada União e Indústria, no Roseiral, até o próximo dia 24. Posteriormente, de 26 de outubro a 3 de novembro, o equipamento será realocado para as instalações da antiga Montreal, também na Estrada União e Indústria, no número 4000.

O prefeito Rubens Bomtempo enfatiza a importância desta ação para o bem-estar dos animais e destaca as estatísticas referentes aos animais atendidos entre 2022 e 2023. "Neste intervalo, mais de 4.100 cães e gatos foram submetidos à cirurgia. Somente no ano passado, foram realizados 2.111 procedimentos, com mais 1.843 animais beneficiados nas duas etapas da campanha realizada nos últimos meses de julho e agosto. Na atual, já ultrapassamos os 190 atendimentos. Esta ação é crucial, uma vez que, além de promover a saúde dos animais, a campanha busca contribuir para a diminuição do abandono de cães e gatos, especialmente nos casos em que os tutores não possuem recursos para cuidar das crias."

As inscrições para a campanha foram realizadas pelas equipes da Divisão de Controle de Zoonoses, da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das respectivas áreas de atuação. O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca que a esterilização de cães e gatos não apenas evita a reprodução desenfreada, mas também previne diversas doenças. "A esterilização é considerada um gesto de cuidado e é relevante para a saúde pública, contribuindo, também, para a redução de casos de crueldade, abandono e doenças transmitidas de animais para humanos. O castramóvel, operado por equipes qualificadas, simboliza um compromisso significativo da Prefeitura com o bem-estar dos animais e a conscientização da população sobre a importância da esterilização responsável", ressalta Curvelo.

Mariana Bastos
Programação dos filmes em cartaz