Bom dia!           Sábado 27/04/2024   09:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Afro Serra 10 anos e o Encontro das Pretas
Afro Serra 10 anos e o Encontro das Pretas
24/08/2023 - 10:01 - Em comemoração aos 10 anos do Afro Serra, Movimento de Resistência da Cultura Negra em Petrópolis, o grupo está realizando diversas atividades on line e presenciais a seguir.

01 ao dia 31 de agosto | 5º Festival de Inverno Afro Serra | Evento on line | O maior Festival de Cultura Afro Brasileira da Região Serrana do Rio, com atrações que são transmitidas diariamente através do canal Afro Serra Petrópolis.

youtube.com/@AfroSerraPetropolis

14 à 31 de agosto | Afro Serra de Portas Abertas | Presencial | Visita guiada gratuída a Casa de Cultura Afro Serra.

27 de agosto | 1º Encontro das Pretas Afro Serra | Presencial

Sobre o Encontro das Pretas | Evento Semana das Pretas Afro Serra
Em 2020, durante a pandemia, Monica Valverde, presidente do grupo, idealizou a Semana das Pretas Afro Serra cujo objetivo principal, é dar vizibilidade as mulheres pretas que nasceram em Petrópolis ou moram aqui.

O evento on line consiste em videos caseiros, nos quais as mulheres falam sobre sua vida, trabalho, vitórias e planos.
Em agosto de 2023, o evento atingiu o total de 50 mulheres, e para comemorar, o Afro Serra estará realizando no próximo domingo, dia 27, a partir das 14h, um encontro dessas mulheres para troca de experiências e afeto.

O encontro é voltado principalmente para as mulheres que participaram das 6 edições da Semana das Pretas, mas, será aberto para todas mulheres.

A realização e produção são do Afro Serra e da produtora Monica Valverde que também é presidente do grupo.

Este ano contamos com o apoio cultural da Casa da Cidadania que gentilmente está cedendo o espaço e de Mestre Suspeito e Segredos da Mata.

Sobre o 5º Festival de Inverno Afro Serra

Agosto de 2023 é o 5º ano do Festival de Inverno Afro Serra, o Maior Festival de Cultura Afro Brasileira da Região serrana no Rio. O Afro Serra não tem nenhum tipo de patrocínio, contando apenas com a colaboração dos participantes, que doaram seus saberes na intenção de contribuir e fortalecer a nossa cultura.

Sobre o Grupo Afro Serra:
O AFRO SERRA é um Movimento de Resistência da Cultura Negra, que nasceu em 13 de maio de 2013, e está completando 10 anos, tendo como objetivo principal, pesquisar, resgatar resistir e fortalecer a  cultura afro-brasileira na cidade de Petrópolis e Região Serrana.

O grupo também procura parcerias com agentes culturais negros, coletivos negros ou aqueles que trabalhem com cultura negra na intenção fortalecer o movimento.

Há 10 anos o grupo realiza ações, pesquisas, oficinas e vivências, atuando em escolas, faculdades, praças públicas e na produção de eventos.

Ao longo desse período, o grupo atingiu um público de mais 5.000 pessoas que puderam participar de oficinas, palestras, shows e outros eventos.
A história do negro foi totalmente apagada da história de Petrópolis e por isso  precisamos nos fortalecer e levando ao conhecimento de todos informações sobre nossa ancestralidade e nossas tradições.

Sobre a Casa de Cultura Afro Serra:

Em 13 de maio de 2019 o grupo conseguiu realizar o sonho de inaugurar sua cultura que é um centro artístico e cultural afro-brasileiro, situado na Mosela, Petrópolis, RJ.

Vídeo atual do local: HTTPS://www.youtube.com/watch?v=LaflSADjvUg

O local é decorado com temas afro-brasileiros e sua infraestrutura possui:

01 biblioteca, 01 sala de vídeo com TV, 01 espaço gastronômico, 01 miniteatro com capacidade para até 20 pessoas; 01 banheiro.

Atividades culturais realizadas no local são: Galeria permanente de fotos, Exposição permanente de instrumentos musicais para estudos e atividades culturais, Exposição permanente de objetos relacionados à Cultura Afro-brasileira, Oficinas, Artesanato, Debates e Palestras, Rodas de Conversa, Apresentações Musicais, Performance de Dança, Ensaios, Gravações, Fotografia, Outros.

Todos os espaços possuem acessibilidade para cadeirantes, contando com rampa de acesso para entrada na casa.

Sobre o Jongo:

O jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança e canto que teve sua origem nas senzalas principalmente
das fazendas de café do Vale do Paraíba.

A dança é originária do povo banto e representa a região sudeste do Brasil. Temos jongo no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e em cada lugar se canta, toca e dança de forma diferente.

O Jongo é reconhecido pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial brasileiro. O Afro Serra já participou de várias oficinas no Rio de Janeiro, principalmente na

Casa do Jongo da Serrinha, na intenção de trazer para Petrópolis conhecimento e vivências desta dança ancestral.

SERVIÇO:

Data: 27/08/2023 - Domingo
Horario: à partir das 14h
Local: Casa da Cidadania
Endereço: Rua Souza Franco, 474
Cidade: Petrópolis
Evento Feminino Gratuíto.

Produção: Monica Valverde | Afro Serra
Apoio Cultural: Casa da Cidadania | Segredos da Mata | Mestre Suspeito

Informações: 24 9 8189 3999 (zap) 24 9 9228 2728

Programação:

14h - Abertura;
15h - Lanche coletivo;
16h - Oficina e Roda de Jongo com MonicaValverde e Karem Mariano integrantes do Grupo de Artes Afro Serra;
17h - Resenha de Samba.

Monica Valverde
Programação dos filmes em cartaz