Boa noite!           Quarta 28/02/2024   03:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora 215 anos com Homenagens e novo Canteiro de Árvores Frutíferas dia 13/06
Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora 215 anos com Homenagens e novo Canteiro de Árvores Frutíferas dia 13/06
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) comemora seus 215 anos de fundação no dia 13 de junho de 2023 (terça-feira), a partir das 14h.

12/06/2023 - 18:18 - O evento terá início com uma visita ao Espaço Chico Mendes, que foi revitalizado e ganhou uma nova placa em homenagem ao líder ambientalista. O Espaço, inaugurado pela ministra Marina Silva em sua primeira gestão, em 2003, visa preservar a memória da luta dos povos da Amazônia - seringueiros, indígenas, ribeirinhos. A área foi escolhida pela presença de seringueiras (Hevea brasiliensis) ali plantadas desde o início do século XX.

Chico Mendes nasceu em um seringal no Acre e tornou-se seringueiro ainda criança. Deu início à luta dos seringueiros contra o desmatamento criminoso na Amazônia a partir de 1975, por meio do sindicato que liderou até ser assassinado, aos 44 anos.

Segundo a paisagista do JBRJ Ana Rosa de Oliveira – autora do projeto paisagístico com o arquiteto Bernardo Zortea (estúdio Os Dzgners!) –, "a placa de vidro instalada no Espaço deixa ver o pequeno 'seringal' do Jardim Botânico, ao mesmo tempo em que sobrepõe a essa paisagem a imagem do homenageado e outros marcos simbólicos".

Em seguida, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro homenageará o servidor João Carlos Silva, falecido em janeiro deste ano, dando seu nome ao Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), que ele criou e liderou por 34 anos. O trabalho de João e de sua equipe mudou para melhor as vidas de milhares de jovens de mais de quatro mil famílias atendidas pelos projetos do Centro desde 1989.

Às 15h30, será inaugurado o Canteiro de Plantas Frutíferas do Brasil, no espaço onde antes estava localizado o estacionamento da Diretoria de Pesquisas, na Rua Pacheco Leão, 915. Foram plantadas 22 mudas de várias espécies, sendo três classificadas na categoria Em Perigo (EN) de conservação e duas consideradas novas para a ciência. O novo canteiro, com 480 m2, tornou-se possível com a transferência do estacionamento para área reintegrada e faz parte do Plano de expansão do Arboreto do JBRJ.

Dentre outras espécies que passam a compor o canteiro, estão a jabuticaba-de-folhas-grandes (Plinia grandifolia), jenipapo (Riodocea pulcherrima), categorizada como Em Perigo, pitanguinha-de-mattos (Eugenia mattosii), cabeludinha-vermelha (Myrciaria glomerata), guabiroba-peluda (Campomanesia hirsuta) e butiá-roxo (Butia purpuracens), as duas últimas também Em Perigo.

O arboreto do Jardim Botânico do Rio apresenta um importante acervo de plantas frutíferas brasileiras pouco divulgadas aos visitantes. Ao criar o canteiro de árvores frutíferas, a instituição pretende fomentar ações para sua divulgação, conservação e preservação das espécies. O projeto paisagístico do canteiro também é assinado por Ana Rosa.

Segundo o coordenador de Coleções Vivas do JBRJ, Marcus Nadruz, estima-se que a produção comercial de frutas em nível mundial inclua cerca de 40 espécies.

- Esse número é irrisório quando comparado a várias outras, em sua grande maioria com pouco ou nenhum valor econômico, ainda selvagens ou semicultivadas e menos conhecidas – ressalta o pesquisador.

Ainda para Nadruz, o Brasil é um país privilegiado pela diversidade de suas frutas nativas. A Amazônia e a Mata Atlântica, destaca ele, apresentam centenas de espécies frutíferas, constituindo autênticos pomares.

- Poucas de nossas frutíferas têm sido coletadas e domesticadas como fizeram com os maracujás, as jabuticabas, os abacaxis e as goiabas. Algumas estão em processo de domesticação e cultivo, como o cupuaçu, o abiu. Mesmo entre as espécies conhecidas, há frutíferas de qualidade excepcional, que necessitam ser cultivadas e difundidas para garantir a preservação da variação intra e interespecífica – afirma o pesquisador.

A comemoração dos 215 anos do JBRJ se encerra com uma confraternização no saguão do Herbário, às 16h.

Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – 215 anos

Dia 13 de junho de 2023, das 14h às 17h.
Ponto de encontro: Centro de Visitantes – Rua Jardim Botânico, 1008.
Telefone: (21) 3874-1808 / 3874-1214
Programação dos filmes em cartaz