Boa noite!           Quarta 28/02/2024   19:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Mudas de Ipê Amarelo são Plantadas na Avenida Koeler
Mudas de Ipê Amarelo são Plantadas na Avenida Koeler
01/05/2023 - 10:32 - A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, garantiu o plantio de 90 mudas de Ipê Amarelo, ao longo da Avenida Koeler, nas margens do Rio Quitandinha.

O trabalho é fruto de um Termo de Compromisso Ambiental, assinado entre a Prefeitura e um empreendimento que precisou fazer supressão de árvores no seu terreno. “Parte desta compensação foi transformada em serviço ambiental. A compra das árvores e o trabalho de plantio ficaram por conta do empreendimento”, explicou o prefeito Rubens Bomtempo.

O Termo de Compromisso Ambiental está previsto na Lei 6.389 de 2006, que dispõe sobre normais gerais de fiscalização ambiental e sobre o controle, o monitoramento, a preservação, a proteção e a recuperação da flora do Município de Petrópolis.

“A lei estabelece ainda que para estas compensações ambientais é obrigatório o plantio de  espécies da mata atlântica, por isso a escola do Ipê Amarelo. Além da qualidade ambiental vão trazer ainda mais beleza para o nosso Centro Histórico”, destacou o secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz.

Sobre o Ipê Amarelo

Ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás.

O ipê amarelo é a árvore mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.

As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração e pode ser vista em vários locais de Petrópolis. Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.

Sabrina Borsato
Programação dos filmes em cartaz