Boa noite!           Quarta 21/02/2024   22:09
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Mais de 800 Toneladas de Resíduos de Esgoto de Petrópolis são Reaproveitadas
Mais de 800 Toneladas de Resíduos de Esgoto de Petrópolis são Reaproveitadas
19/01/2023 - 10:34 - A concessionária Águas do Imperador completou, este mês, 1 ano de parceria com a empresa Organosolo Biotecnologia, com o objetivo de destinar todo o lodo gerado pelas Estações de Tratamento de Esgoto da cidade para compostagem, em vez do aterro sanitário. Em 2022, 100% do lodo oriundo de esgoto – um total de 802 toneladas – foi enviado para a produção de adubo.

A iniciativa contribui com o meio ambiente e realiza uma destinação mais nobre do lodo gerado nos sistemas de tratamento de esgoto. O resíduo é transformado em adubo orgânico, rico em nutrientes para o solo, e utilizado em atividades de agricultura, reflorestamento, entre outras. Para este ano, a previsão é de que mais de mil toneladas sejam encaminhadas para a compostagem.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), no Brasil, apenas 43% desse material é coletado e tratado. O restante fica exposto e gera impactos negativos ao meio ambiente. Vale lembrar, também, que o Novo Marco Legal do Saneamento Básico estabelece como meta que 90% da população tenha acesso à rede de coleta de esgoto até 2033, o que aumenta a produção do resíduo gerado no processo de tratamento de esgoto.

“Indo ao encontro da Política de Sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil, a Águas do Imperador vem buscando práticas e alternativas com o objetivo de atender aos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), dando uma destinação mais sustentável ao lodo. Neste caso, enviando o resíduo gerado em suas ETEs para a compostagem e praticando, assim, uma economia circular, onde nosso resíduo servirá de matéria-prima para outro segmento”, ressalta Leila Arrighi, líder de Sustentabilidade da Águas do Imperador.

Pri Torquato
Programação dos filmes em cartaz