Bom dia!           Sbado 27/04/2024   09:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esportes > Firjan SESI Petrópolis e ong QualiVida apresentam resultados do projeto de ginástica artística “Esporte para Todos”
Firjan SESI Petrópolis e ong QualiVida apresentam resultados do projeto de ginástica artística “Esporte para Todos”
Evento teve a presença de grandes nomes da ginástica artística brasileira, assim como atletas do Flamengo e ex-alunos que se destacam no Estado

20/12/2022 - 15:00 - O Ginásio Esportivo Firjan SESI Petrópolis sediou nesta segunda-feira (19/12), evento com dois grandes nomes da ginástica artística brasileira, Jade Barbosa e Flávia Saraiva. As atletas participaram de evento de conclusão das atividades do ano do Projeto Esporte para Todos, desenvolvido pela Firjan SESI e Ong QualiVida, fundada pela treinadora Georgette Vidor. Na ocasião, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, se juntou às 150 crianças e adolescentes atendidos pela iniciativa que completa 19 anos.

“Só temos a agradecer pelo presente que esse projeto nos dá há quase 20. Esse projeto é fantástico, é uma alegria estar aqui hoje testemunhando esse esforço da Georgette com a nossa equipe. Não posso deixar de parabenizar esses jovens e os pais pela insistência e perseverança. Esse é o caminho correto”, destacou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, que acompanhou as apresentações dos jovens atletas ao lado da equipe da federação que atua no apoio ao projeto.

Ex-alunos do projeto e atletas, que hoje se destacam no cenário estadual e nacional, também estiveram na cerimônia de conclusão das atividades de 2022. O objetivo foi promover troca de conhecimento entres os atletas e incentivar que os jovens continuem com a prática esportiva, que é desenvolvida também com o apoio da Prefeitura em instituições da rede pública de ensino de Petrópolis. “Petrópolis é uma cidade privilegiada. Essa parceria com a Firjan e com o terceiro setor fortalece os nossos laços. É importante perceber que estamos em uma caminhada e para o ano que vem já temos planejamento para continuar”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que prestigiou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos com os alunos.

Os alunos do projeto tiveram a oportunidade de apresentar o que aprenderam ao longo do ano, sob a supervisão da treinadora, conhecida por revelar grandes nomes da ginástica. “Esse é um projeto ininterrupto, foi organizado por mim, mas teve o apoio da Firjan que nunca nos abandonou, me ajudou a  abrir portas para que eu conseguisse outras parcerias. É um projeto que inclui as pessoas, principalmente alunos de escola pública que têm carência financeira maior”, pontuou a treinadora Georgette Vidor, ressaltando que por meio de projetos, grandes nomes da ginástica foram revelados, como Jade Barbosa e Flávia Saraiva.

“Se hoje estou aqui com inúmeros títulos devo isso ao projeto. O esporte mudou a minha vida e tenho certeza de que pode mudar a vida de muitas pessoas”, ressaltou a ginasta Jade Barbosa, atualmente integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina. Também descoberta pelo projeto, Flávia Saraiva pontuou a importância do incentivo à prática do esporte, que contribui para a formação dos jovens. “Eu comecei no projeto que me tornou a atleta que sou hoje. Estamos aqui para sermos campeões não só no esporte, mas na vida”, disse Flávia, que participou dos Jogos Pan-Americanos de 2015, se classificando em primeiro lugar, entre outros títulos.

Mais de 3 mil crianças já passaram pelo projeto

Criado para popularizar a ginástica artística no interior do estado do Rio de Janeiro, o projeto já atendeu mais de 3 mil crianças e adolescentes a partir da parceria com a Firjan SESI. O apoio da instituição garante que seja oferecida toda a estrutura necessária para a prática esportiva. De acordo com a treinadora, a ginástica artística traz grandes benefícios para a formação dos jovens. Além de movimentos sempre elegantes, a prática proporciona mais agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e força aos alunos, que também desenvolvem outras competências.

A especialista em Promoção da Saúde da Firjan SESI, Adriana Nogueira de Rezende, destaca a diferença no comportamento dos jovens, que passaram a se mostrar mais comprometidos, responsáveis e mais disciplinados. “Esse projeto tem objetivo de desenvolver as habilidades socioemocionais através do esporte, que são importantes para o convívio em sociedade além de todos os benefícios que a prática esportiva já traz”, disse a especialista.

Fotos em anexo – créditos: Paula Johas / Firjan

Naiara Rentes
Programação dos filmes em cartaz