Boa tarde!           Domingo 28/04/2024   12:59
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Gestantes atendidas no Centro de Saúde recebem Kit da Rede Cegonha Imperial
Gestantes atendidas no Centro de Saúde recebem Kit da Rede Cegonha Imperial
02/09/2022 - 17:46 - Noventa e três gestantes que fazem o acompanhamento de pré-natal no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, começaram a receber, na manhã de sexta-feira (02), kits da Rede Cegonha Imperial. Uma bolsa de maternidade contendo trocador, pasta para documentos médicos do bebê, fraldas, absorventes, sapatinho, touca ou paninho de boca, álcool em gel e escova de dentes foram entregues pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. As futuras mamães atendidas nos PSFs das comunidades também serão presenteadas.

“Esse é um momento especial na vida de qualquer mulher. Fazendo a entrega desses kits, estamos demonstrando tudo o que sempre idealizamos para elas. Como exemplo, lembramos da reforma de toda a maternidade e pediatria do Hospital Alcides Carneiro, que entregamos em 2016, além da recente implantação do Banco de Leite do hospital”, disse a secretária Chefe de Gabinete e presidente dos conselhos municipais dos Direitos da Mulher e da Criança e do Adolescente, Luciane Bomtempo.

Ao todo, cerca de três mil kits da Rede Cegonha Imperial serão entregues nos próximos dias. “Iniciamos pelo Centro de Saúde porque é onde está concentrado o maior número de atendimentos das nossas gestantes. Nossa intenção é alcançar todas as grávidas atendidas pela rede de saúde do município. Nesse momento, o nosso objetivo é retomar uma série de programas e projetos que integravam a rede de proteção a mulher, mas que foram descontinuados nos últimos anos”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

A diretora do Centro de Saúde Coletiva, Célia Bretâs, lembra que para o recebimento do kit é necessário o cumprimento de alguns critérios, como a realização de no mínimo sete consultas de pré-natal, estar com as vacinas em dia, ter realizado os testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites e ter participado do grupo de gestantes da unidade de saúde cadastrada. “Apesar de não ser obrigatório para receber o presente é recomendado a realização de, pelo menos, uma consulta de pré-natal do parceiro”, explica.

O programa Rede Cegonha Imperial é desenvolvido pelas Áreas Técnicas da Secretaria de Saúde e oferece apoio para as grávidas atendidas pela rede de saúde pública do município.

Carla Cavalcante
Programação dos filmes em cartaz