Boa tarde!           Tera 28/06/2022   15:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Solstício do Som retoma às Origens e 24ª Edição será na Praça da Liberdade entre os dias 17 e 21/06
Solstício do Som retoma às Origens e 24ª Edição será na Praça da Liberdade entre os dias 17 e 21/06
Festival terá Música, Arte, Dança e Literatura entre os Dias 17 e 21 de Junho

24/05/2022 - 15:55 - O festival Solstício do Som retoma às origens e a 24ª edição será no Palco Solstício, na Praça da Liberdade. Reunindo música, arte, dança e literatura e valorizando o que é produzido na cidade, o festival ocorre entre os dias 17 e 21 de junho. A realização do evento na Praça já tem liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do IMC (Instituto Municipal de Cultura) e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

A primeira edição do Solstício ocorreu em 2010, já com a ideia de reunir artistas locais em espaços públicos da cidade. Além da Praça da Liberdade, ao longo desses 12 anos de história, o evento já ocupou as praças da Inconfidência (Rosário), Visconde de Mauá (da Águia), Princesa Isabel (Catedral) e D. Pedro II. O Solstício também já teve edições na Casa Visconde de Mauá (perto do Palácio de Cristal).

“É preciso enaltecer o importante trabalho realizado pela administração Rubens Bomtempo, em especial à Silvia Guédon (Turispetro) e Diana Iliescu (IMC), na viabilização do retorno da atividade cultural ao espaço público. Realizar os eventos ocupando de forma responsável e em harmonia com a vizinhança, oferecendo-o à atividade artística, é trabalhar a autoestima dos cidadãos e incentivá-los a expressar seus sentimentos através das artes. O Solstício do Som se propõe a entregar lazer, saúde pública e acesso universal à cultura aos petropolitanos, moradores e visitantes", diz João Verleun, idealizador do evento.

Durante a pandemia, o evento ocorreu on-line, no Santa Cecília, na Piccola Arena e na edição de verão, em dezembro, com acesso controlado de público, no Centro de Cultura. A 24ª edição vai marcar também o retorno do festival com a presença de público.

Além das atrações musicais, o Solstício apresenta a Galeria Michael Lennertz, em parceria com a curadora Isabela Bentes; atrações cênicas (dança / teatro), organizadas pela bailarina Daniela Aubaut e literárias (sarau / livros) propostas pela jornalista Aline Rickly e a produtora Catarina Maul.

Aline Rickly
Programação dos filmes em cartaz