Boa tarde!           Tera 28/06/2022   16:25
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > MUSEU IMPERIAL - Inauguração da Exposição “O Olhar Germânico na Gênese do Brasil”
MUSEU IMPERIAL - Inauguração da Exposição “O Olhar Germânico na Gênese do Brasil”
A partir de domingo, dia 22 de maio, o Museu Imperial apresentará a exposição “O Olhar germânico na gênese do Brasil” Coleção Geyer — Museu Imperial.

24/05/2022 - 11:18 - A exibição é resultado de um esforço coletivo iniciado com o generoso gesto do casal Maria Cecília e Paulo Geyer, que, em 1999, doou ao Museu Imperial, sua coleção de arte e a casa que a abriga, localizada no bairro carioca do Cosme Velho. Em 2014, a Coleção Geyer foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tornando-se Patrimônio Cultural do Brasil.

A partir desta preciosa coleção, composta por 4.255 itens divididos em pinturas, gravuras, desenhos, mapas, livros de viagem e objetos, os curadores Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, e Rafael Cardoso, o historiador de arte, selecionaram 200 obras — dentre as quais, algumas peças do acervo do Museu Imperial — para reconstituir parte da contribuição germânica [alemães, austríacos e suíços] no processo de formação cultural do Brasil do século XIX.

O Olhar germânico na gênese do Brasil divide-se em cinco núcleos que contemplam os temas: Rio de Janeiro à vista — pinturas de paisagem com temática do RJ; Retratos da vida da corte — retratos de notáveis do Império; Olhar a gente brasileira — obras com figuras anônimas, a maioria aquarelas e desenhos; Imaginar o Brasil — livros e estampas litográficas relacionadas a vistas e viagens pelo país; O olhar do colecionador — imagens e objetos da Casa Geyer.

A exposição finaliza a programação da 20ª Semana de Museus e permanecerá exposta até 7 de agosto de 2022, sob patrocínio da Unipar, através da Lei de Incentivo à Cultura.

O Museu Imperial funciona de terça a domingo, das 10h às 18h,  com o fechamento da bilheteria às 17h.

Material completo sobre a exposição em nossa página web: https://museuimperial.museus.gov.br/o-olhar-germanico-na-genese-do-brasil/

Natalia Calzavara
Programação dos filmes em cartaz