Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   16:48
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Covid-19: Prefeitura amplia Aplicação de Dose de Reforço da Vacina para Trabalhadores da Saúde que receberam Segunda Dose até 31 de Março
Covid-19: Prefeitura amplia Aplicação de Dose de Reforço da Vacina para Trabalhadores da Saúde que receberam Segunda Dose até 31 de Março
Cadastro deve ser preenchido a partir desta quinta (14/10) para vacinação na sexta (15/10)  

13/10/2021 - 20:02 - A prefeitura está ampliando a partir desta quinta-feira (14/10) o cadastro para a aplicação de doses de reforço da vacina contra a covid-19 em trabalhadores da Saúde maiores de 18 anos, alcançando aqueles que receberam a segunda dose até o dia 31 de março. O reforço na aplicação da vacina para este grupo será feito a partir desta sexta (15/10). Os agendamentos para a dose de reforço devem ser feitos no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A aplicação da dose de reforço para trabalhadores da Saúde começou no dia 4 e vem sendo feita de forma escalonada, considerando a quantidade de pessoas vacinadas em cada período e a quantidade de vacinas que são entregues ao município destinadas a este grupo pelo Ministério da Saúde.

“A aplicação das doses de reforço é mais um passo de fundamental importância dentro do processo de vacinação contra a covid-19 e para o controle da pandemia. Estamos avançando de acordo com a chegada de novos lotes e também conforme a demanda. Os resultados da vacinação já são claros e resultam na queda sustentada dos casos graves, que exigem internação. Os trabalhadores da Saúde desde o início da pandemia têm tido um papel fundamental em todo este processo e merecem todo o nosso reconhecimento e cuidado”, destaca o prefeito Hingo Hammes.  

Levantamento da Vigilância Epidemiológica aponta que 15.878 trabalhadores da área de saúde concluíram o esquema de vacinação até o momento, recebendo a segunda dose da vacina. Desde o início da aplicação do reforço, 1.778 trabalhadores da Saúde foram vacinados.

“Estamos ampliando a dose de reforço neste momento para os trabalhadores da Saúde vacinados até o fim de março. É fundamental que no momento em que se apresentar para receber a vacina, o trabalhador da Saúde apresente o cartão de vacinação para que a equipe possa conferir qual vacina foi aplicada anteriormente e também para que o prazo entre as vacinas seja conferido. Também é importante que a pessoa apresente o comprovante de trabalho na área de saúde”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

O reforço na vacinação de trabalhadores de Saúde faz parte das diretrizes do Ministério da Saúde. Assim como no caso dos idosos, a aplicação da dose de reforço para pessoas que trabalham na área de Saúde deve ser feita seis meses - 180 dias - após a conclusão do esquema de vacinação com a segunda dose ou com a dose única da vacina e é preciso fazer o agendamento.
 
“Além dos trabalhadores da Saúde, seguimos com a aplicação da dose de reforço em idosos a partir dos 60 anos que estão com o esquema de vacinação completo há mais de 180 dias, cuja aplicação também deve ser agendada, e pacientes imunossuprimidos que receberam a segunda dose ou dose única a mais de 28 dias”, pontua Aloisio Barbosa, lembrando que no caso dos pacientes com baixa imunidade não é necessário fazer o agendamento.

O secretário lembra que, em paralelo, equipes da Secretaria de Saúde seguem fazendo busca ativa em comunidades e vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos e todos os maiores de 18 anos – grupos que também continuam podendo se cadastrar para receber a vacina em pontos de vacinação distribuídos nos cinco distritos.

“É importante que todos que ainda não se vacinaram se cadastrem para receber a vacina. A vacinação de cada petropolitano é importante para o controle da pandemia. Por isso convocamos a todos que ainda não se vacinaram para que façam o cadastro e compareçam para receber a vacina”, orienta o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Jaqueline Ribeiro
Programação dos filmes em cartaz