Boa tarde!           Quinta 28/03/2024   16:07
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Exposição de Fotos Permanente enfatiza o Atendimento Humanizado na Maternidade do Hospital Alcides Carneiro
Exposição de Fotos Permanente enfatiza o Atendimento Humanizado na Maternidade do Hospital Alcides Carneiro
19/08/2021 - 18:15 - Os corredores da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC) ganharam um destaque especial nesta semana. Fotos de mães, pacientes da unidade hospitalar, amamentando seus filhos passam a fazer parte da decoração do setor. A ação visa destacar o trabalho de humanização do parto e do atendimento às mulheres na unidade. A exposição permanente faz parte da programação do Agosto Dourado no HAC, no mês de incentivo à amamentação e também é realizada na data em que se comemora o Dia do Mundial da Fotografia, dia 19 de agosto. A maternidade do HAC é referência no atendimento a gestantes na cidade.

“Felicidade resume meu sentimento ao receber estas fotos que irão compor a maternidade. Elas mostram nossas usuárias amamentando e criando vínculo com os filhos, transmitem a importância do aleitamento materno”, comemorou a coordenadora da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC), Lorena Sabbadini, que aproveitou para agradecer a fotógrafa Alice Grunewald Fonseca, que registrou o ensaio.

A ação é uma das formas chamar a atenção para a nova conduta de realização de parto no hospital, que também conta com iniciativas de educação em saúde com os pais, possui o posto de gestante, promove a arte gestacional e o próprio parto humanizado. O diretor presidente do Sehac, Louis Boden Neto, explica que o Alcides Carneiro tem se aprimorado em partos humanizados: “Estamos mudando nossas práticas, procedimentos e formas de atendimento”.

Os quadros também complementam a programação do Agosto Dourado, que conta ainda com as artes gestuais em pacientes da maternidade, colóquio para os profissionais de saúde e café com os pais, este último, terá próxima edição no sábado, dia 21.  

Maternidade do HAC é referência

Maior hospital público do município, o Hospital Alcides Carneiro é referência no atendimento às gestantes. A unidade soma 66 vagas específicas ao atendimento à mulher e à maternidade em geral. Este número está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que prevê 60 leitos, de acordo com a população atendida em Petrópolis e região. “A maternidade do Alcides Carneiro conta com equipe especializada que cada vez mais faz com que o hospital se estabeleça como referência no município e região”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.

Atualmente no HAC, são realizados cerca sete partos por dia, o que reflete em um total de cerca de 230 mensais, entre cesárias e procedimentos normais. O HAC é referência para gestantes de alto risco por possuir UTIs maternas e neonatal. Além disso, o Alcides Carneiro é modelo por ser hospital universitário por meio da parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis – Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE), que oferece vagas para os alunos em internato e residência no hospital.
 
Gapascom - Luís Héber
Programação dos filmes em cartaz