Bom dia!           Sexta 26/04/2024   06:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Secretário de Saúde vistoria PSFs e UBSs na região do Alto da Serra e Morin
Secretário de Saúde vistoria PSFs e UBSs na região do Alto da Serra e Morin
Inspeção visa melhorar estrutura das unidades que atendem 26 mil moradores

19/08/2021 - 19:51 - Verificar “in loco” as necessidades para melhorar a estrutura de unidades de saúde que prestam atendimento à população na rede de atenção básica. Com o este objetivo o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho iniciou nesta quarta-feira (18) um trabalho de inspeção técnica em Postos de Saúde da Família (PSFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Acompanhado pela superintendente de atenção básica, Cláudia Respeita, o secretário esteve na UBS do Morin, e nos PSFs do Alto da Serra, Sargento Boening e Vila Felipe. Juntas, as quatro unidades prestam atendimento a 26 mil moradores da região.

“Desde o início da gestão temos trabalhado para reestruturar a rede de saúde, melhorando a infraestrutura de hospitais, recuperando ou colocando os equipamentos em funcionamento, adquirindo insumos e medicamentos, enfim, tomando todas as providências possíveis para que a rede de saúde funcione bem. Este acompanhamento mais de perto do secretário de Saúde nas UBSs e PSFs têm o mesmo objetivo”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.

Nas unidades, o secretário de Saúde conversou com pacientes e funcionários para ouvir as demandas específicas de cada uma. “Visitando as unidades podemos verificar de perto a estrutura, o funcionamento e identificar as demandas mais urgentes a serem resolvidas para melhorar o serviço. A Secretaria vem trabalhando para compor todas as equipes e melhorar a estrutura das UBSs e PSFs. São unidades de Saúde que estão próximas aos moradores e que prestam um serviço fundamental na saúde preventiva, o que faz toda diferença para a qualidade de vida das pessoas. Este trabalho na Secretaria de Saúde, em especial aqui no Alto da Serra, é uma homenagem ao meu pai, que foi morador do bairro e sempre se dedicou à população desta região”, destaca Aloisio Barbosa.

O secretário lembra que o tratamento preventivo e controle, sobretudo no caso de pacientes com doenças crônicas, além de ser bom para o paciente, ajuda a desafogar o sistema de saúde como um todo, pois evita a sobrecarga nas emergências.

“Temos trabalhado para viabilizar as melhorias necessárias não só em relação a infraestrutura, com a realização de obras em algumas unidades, mas também na estruturação de equipes. Encontramos a rede de atenção básica com 14 unidades sem médicos. Este número foi reduzido para quatro e estamos trabalhando para que o quanto antes esta demanda seja suprida também”, pontua o secretário.

Unidades visitadas atendem 26 mil moradores

Juntas, as quatro unidades visitadas atendem uma população de 26 mil pessoas. A UBS do Morin - assim como nos PSFs do Sargento Boening e Vila Felipe, que está funcionando em um prédio anexo enquanto a unidade passa por reforma – conta com uma equipe que atende em média quatro mil moradores.

“Estas unidades fazem o atendimento de Saúde de toda família: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Prestam atendimentos em grupo de planejamento familiar, possuem agentes comunitários de saúde que fazem visitas domiciliares, cadastram, visitam, monitoram, fazem busca ativa, verificam se crianças estão com o calendário de vacinação em dia, se gestantes estão fazendo o pré-natal, se as mulheres fazem os exames de preventivo e mamografia e também se os homens estão com consultas e exames em dia”, explica a superintendente de Atenção básica, Claudia Respeita, lembrando que as equipes também monitoram o território para identificação e monitoramento de casos suspeitos e confirmados de covid-19, para a vacinação contra a covid, e fornece orientações sobre a importância do uso de máscaras e da higienização.

Já a unidade de estratégia de Saúde da Família do Alto da Serra, conta com quatro equipes, que atendem cerca de 14 mil moradores da região. A unidade tem o Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que permite a extensão do horário de funcionamentos em terceiro turno, até as 20h.

“É um programa voltado para as pessoas que trabalham e que permite que aquelas pessoas que não conseguem ir ao posto durante o dia possam fazer o seu acompanhamento de saúde”, explica o secretário Aloisio Barbosa.

“Até as 20h as pessoas podem buscar atendimento médico, a consulta de enfermagem pra exame preventivo, fazer uma solicitação de mamografia, vacinação, curativos, realizar procedimentos como retirada de pontos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, no caos de pessoas que fazem controle de diabetes, não sendo necessário buscar a emergência”, completa Cláudia Respeita.

Gapascom - Carla Cavalcante
Programação dos filmes em cartaz