Boa noite!           Terça 07/12/2021   03:14
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura de Petrópolis amplia Vacinação Contra a Covid-19 para Pessoas a Partir dos 50 Anos
Prefeitura de Petrópolis amplia Vacinação Contra a Covid-19 para Pessoas a Partir dos 50 Anos
Cadastro será Aberto até o Fim da Tarde deste Sábado (26/06)

25/06/2021 - 12:17 - A Prefeitura de Petrópolis abre, ainda neste sábado (26), o cadastro para vacinação de pessoas a partir dos 50 anos, contra a covid-19. A ampliação da faixa etária foi possível com a confirmação da chegada de novas doses da vacina: serão mais de 8 mil doses, enviadas do Governo Federal ao Governo Estadual, que está redistribuindo as remessas aos municípios.

O cadastramento deverá ser feito no site da Prefeitura, o www.petropolis.rj.gov.br e a vacinação deste público começa na segunda-feira (28). É importante lembrar que, para garantir uma melhor organização da vacinação e evitar que as pessoas cheguem aos postos sem a garantia da vacina, o número de vagas para cadastramento leva em conta exatamente o número de doses recebidas, distribuídas ao longo da semana de acordo com a capacidade de cada posto de vacinação, a fim de evitar aglomeração.

“Estamos todos ansiosos para ampliar a vacinação o mais rapidamente possível, mas é importante manter o planejamento e a organização do trabalho. Foi exatamente isso que evitou, em Petrópolis, problemas como os registrados em alguns municípios, que viram a vacina acabar nos postos antes da conclusão da vacinação de quem estava na fila. Na cidade, não suspendemos a vacinação em nenhum momento e conseguimos garantir a 2ª dose a todos os que tomaram a primeira dose no município. Isso é resultado de um trabalho responsável da Secretaria de Saúde, cuja equipe vem se empenhando demais nesta ação. Tudo o que mais queremos é anunciar a vacinação de toda a população, mas, enquanto não recebemos remessas da vacina em quantidade suficiente para isso, vamos avançando de maneira organizada, ao mesmo tempo em que trabalhamos para garantir mais doses para a imunização da nossa população”, afirmou o prefeito interino Hingo Hammes.

O secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrou que a secretaria faz um planejamento para que as vagas para vacinação sejam abertas ao longo da semana para os diferentes públicos, evitando que, já no primeiro dia, todas as vagas se esgotem. “As vagas são abertas de acordo com um planejamento da saúde. Abrimos sempre um número maior de vagas nos primeiros dias de liberação do cadastro, porque entendemos que a procura tende sempre a ser maior, e orientamos que aqueles que não conseguirem tentem nos dias posteriores, porque nos organizamos para abrir vagas diariamente.

Todos os dias fazemos uma revisão no cadastro, verificando pessoas que não compareceram aos postos ou que cancelaram o agendamento da vacinação. Com esta readequação diária, vamos abrindo novas vagas, fazendo a checagem do que ainda temos de vacina no município. Significa que, quando os Governos Federal e Estadual demoram mais a entregar novas remessas da vacina, o número de vagas no cadastro também é menor, porque só abrimos novas vagas com a garantia de que teremos dose para vacinar aquele que está cadastrado”, explicou.

Além da vacinação por faixa etária do público em geral, Petrópolis segue aplicando a vacina nos públicos elencados no Plano Nacional de Imunização como prioritários e que, por alguma razão, ainda não tomaram a vacina. São públicos já convocados anteriormente, mas que seguem podendo agendar a vacinação, a qualquer momento. São eles: trabalhadores da Saúde, trabalhadores da Educação (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante), profissionais de transporte coletivo rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto à CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E), pessoas com comorbidades, autismo ou síndrome de down e idosos. Gestantes, puérperas e lactantes (até 12 meses) com ou sem comorbidades também podem se cadastrar para tomar a vacina, mas é preciso apresentar laudo médico, conforme orientações do Ministério da Saúde. É importante lembrar que, até o momento, no Brasil, apenas maiores de 18 anos podem ser vacinados contra a covid-19.

Em caso de dúvidas, é possível utilizar o whatsapp da saúde, um canal direto de comunicação direto com a Secretaria de Saúde. O assistente virtual fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428. Importante lembrar que o intervalo mínimo entre as vacinas da gripe e da covid-19 é de 15 dias.

Estão sendo Vacinados no Momento:

- Pessoas com mais de 55 anos sem comorbidades
- Gestante, puérperas e lactantes (até 12 meses) com e sem comorbidades acima de 18 anos (gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que estão     aptas a receber a vacina e lactantes devem apresentar declaração ou laudo que comprove que estão amamentando).
- Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos.

Também podem se cadastrar os que ainda não tomaram a vacina e fazem parte dos seguintes públicos, já convocados anteriormente:

- Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante
- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Pessoas com autismo maiores de 18 anos
- Idosos com mais de 60 anos

Gapascom Jaqueline Ribeiro
Programação dos filmes em cartaz