Boa tarde!           Sábado 23/10/2021   12:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Prefeitura participa do Programa Fumaça Zero
Prefeitura participa do Programa Fumaça Zero
25/06/2021 - 19:06 - A Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai participar, neste sábado (26), do lançamento do Programa Fumaça Zero, que está sendo implantado pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea, nos municípios da Região Serrana. Em Petrópolis, o pontapé inicial acontece no Vale das Videiras, organizado pela Amavale, com a Fundação Ceperj. O objetivo é reduzir os incêndios florestais no período de estiagem.

As ações terão o apoio da Prefeitura, que dará suporte técnico e também atuará nas fiscalizações nas propriedades. Além de promover a educação ambiental, o objetivo do programa é realizar operações integradas de patrulhamento ambiental, promover ações educativas por meio da emissão de notificações preventivas de incêndios florestais e de realizar operações de fiscalização, para coibir práticas ambientalmente ilegais e identificar os responsáveis pelos danos.

“O trabalho está focado, principalmente, nas zonas rurais do nosso município, para onde buscamos levar o máximo de informação. A intenção e conscientizar os moradores dessas áreas sobre os riscos de queimadas, que, na maioria das vezes é causada pelos próprios, seja para limpar o terreno, acabar com infestação de carrapatos, entre outros”, disse Edmardo Campbell, secretário de Meio Ambiente do município.

Os incêndios florestais agridem o meio ambiente e agravam os quadros de doenças respiratórias. No ano de 2020, em meio a pandemia, o Inea lançou a Operação Fumaça Zero na Região Serrada no Rio de Janeiro, com o intuito de coordenar os esforços das mais diversas agendas que trabalham na prevenção e combate a esse crime, tais como: Corpo de Bombeiros militar, Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias municipais de meio ambiente, dentre outras.

Gapascom - Leandro Rabelais
Programação dos filmes em cartaz