Boa tarde!           Segunda 23/05/2022   12:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Artigos > Um Fantasma chamado Incontinência
Um Fantasma chamado Incontinência
17/03/2021 - 13:10 - Dez milhões de brasileiros são afetados pelo problema, a maioria mulheres. Mas ele tem solução. A incontinência urinária está presente na vida de 1 em cada 25 pessoas no mundo e de cerca de 10 milhões de brasileiros.
 
"Mas pode ser evitada ou curada com recursos que variam da mudança de hábitos até a fisioterapia, sendo que em alguns casos a cirurgia é necessária. O importante é ficar atento aos sintomas (como o número de vezes que vai ao banheiro, por exemplo) e consultar seu médico com regularidade" explica o urologista José Alexandre Araújo.
 
A maioria absoluta dos afetados é composta por mulheres - afinal, uma em cada três acima dos 40 anos passa por isso. "Muito além dos danos físicos, a condição pode trazer sérios problemas psicológicos, afetando seriamente a autoestima e qualidade de vida", explica José Alexandre.

Um grande exemplo foi o árbitro alagoano Dênis Ribeiro Serafim, que teve que urinar em campo, antes da partida entre Boavista e Goiás, pela Copa do Brasil, o Brasil assistiu (para seu azar diante das câmera de TV)

O Médico poderá responder Perguntas Como:

1) O que causa a incontinência urinária?
2) Como ela pode ser tratada?
3) Como o senhor viu a reação ao caso do árbitro? Acha que a exposição, apesar de lamentável, pode chamar atenção para o problema?
4) Por que as mulheres são mais suscetíveis ao problema?
5) Como a incontinência urinária afeta a qualidade de vida e autoestima das pessoas?

Fotos: Carla Josephyne

Hélcio Alves
Programação dos filmes em cartaz