Boa noite!           Quarta 24/04/2024   20:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Dança > Núcleo de Dança é contemplado com Prêmio de Fomento à Arte - dia 01/03 ás 19h30
Núcleo de Dança é contemplado com Prêmio de Fomento à Arte - dia 01/03 ás 19h30
01/03/2021 - 11:51 - Lives com Ana Botafogo e Regina Sauer estão na programação, que também contará com rodas de conversa para discutir novos caminhos artísticos pós-pandemia. O Núcleo de Dança para Atores foi selecionado no Prêmio Fomento a Todas as Artes da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. O prêmio é uma forma de reativar a atividade cultural em tempos de pandemia.

Com 21 anos de formação, o Núcleo vai reunir artistas como Ana Botafogo, Regina Sauer e Carlos Laerte para discutir arte, dança e os novos rumos da cultura pós-pandemia.
Muita arte e dança durante a primeira semana de março, todos os dias, sempre às 19h30, no YouTube. Criado em 2000, sob direção do bailarino solista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Roberto Lima, o Núcleo de Dança já conquistou inúmeras premiações nacionais e internacionais.

Um pouco da história do Núcleo

Desde a 1ª formação até hoje, o Núcleo compreende 25 atores-intérpretes formados na Martins Pena e já realizou diversos espetáculos como “5 X Dança” por Armando Nesi, Arabel Issa e Roberto Lima; “HVL 6 (Heitor Villa-Lobos 6 peças)” por Armando Nesi e Roberto Lima; “Viagem ao Centro da Terra” por Rodrigo Moreira e remontagem de Celeste Lima, todos sob orientação teatral de Dudu Gama; “Sopro” e “Nossos Espaços Vazios”, ambos por Rodrigo Gondim e Roberto Lima e “Crianças de Terezin".

Nesses 21 anos de formação, o Núcleo de Dança para Atores vem alcançando grande destaque no cenário artístico nacional e internacional, com inúmeros espetáculos e diversas premiações. O Núcleo de Dança para Atores tem sua residência artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, onde realiza suas aulas, desenvolvimento coreográfico e ensaios.

Premiações

Em 2020, o Núcleo ganhou os prêmios de Melhor Grupo, Coreógrafo, Coreografia com Crianças de Terezín no 1 Festival Virtual Internacional de Dança.

Em 2019, a Bailarina Marcelle Bessa Bens foi indicada para o Prêmio Cesgranrio de Dança de Melhor Bailarina. A premiação ainda não aconteceu devido a pandemia do Novo Coronavírus. Esse prêmio é de grande importância na arte e cultura do país. Ana Botafogo, primeira Bailarina da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro é integrante da Curadoria do prêmio.

Em 2018, recebeu o Prêmio Heloneida Studart de Cultura concedido pela Comissão a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pela destacada contribuição ao desenvolvimento da arte e da cultura no Estado do Rio de Janeiro.
 
Sobre o Ballet

"Crianças de Terezin"
O espetáculo foi criado a partir do livro “O Diário de Helga - Testemunho do Holocausto de Helga Weissová”. Durante sua infância, Helga viveu na cidade de Terezín, um campo de concentração disfarçado de cidade comum. As crianças iam à escola, brincavam nos parques, como se a vida seguisse normal, até serem exterminadas.

O diário começa a ser escrito quando Helga tem 8 anos, em  1938. Ela vivia em Praga, juntamente com o pai e a mãe, quando a cidade é invadida pela Alemanha. Em 1941, Helga e os pais são enviados para o campo de concentração de Terezín, onde vivem durante três anos. Helga registrou seu dia a dia — as condições duras, as doenças e o sofrimento, bem como os momentos de amizade, criatividade e esperança —, até que, em 1944, são enviados para Auschwitz, deixando o diário com o tio que o esconde no interior de uma parede.
Helga e a mãe sobrevivem aos horrores de Auschwitz e conseguem regressar a Praga no pós-guerra. O diário, reconstruído a partir dos cadernos originais, recuperados mais tarde de Terezín, e das páginas soltas nas quais Helga escreveu depois da guerra, é ilustrado com os seus desenhos que fez durante o tempo que passou em Terezín.

SERVIÇO:

Onde assistir:
Instagram: @nucleodedancaparaatores /
Youtube: youtu.be/oXXidtQCvrE
Horário: 19h30
Datas: RODAS DE CONVERSA

01/03 (segunda) - Ana Vitória Freire (Cia Ana Vitória) - "Uma Palavra por um Gesto"
02/03 (terça) - Sonia Destri Lie (Cia Urbana de Dança) - "A Criação de uma Metodologia Corporal"
03/03 (quarta) - Carlos Laerte (Laso Cia de Dança) - "Entre Atos"
04/03 (quinta) - Denise Zenicola (Coletivo Muanes Dançateatro) - "Memórias do Corpo"
05/03 (sexta) - Regina Sauer (Cia Nós da Dança) - "O Papel do Ensaio"

LIVES:

06/03 (sábado) - Ana Botafogo (Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro)
19/03 (sexta) - Diego Dantas (Diretor do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Paloma Conde
Programação dos filmes em cartaz