Boa tarde!           Sábado 23/10/2021   12:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Plantio de Arvores lembra o Dia do Agente de Defesa Ambiental
Plantio de Arvores lembra o Dia do Agente de Defesa Ambiental
08/02/2021 - 19:55 - Vinte mudas de árvores foram plantadas nas margens do Rio Piabanha, no Duarte da Silveira, em uma ação conjunta entre a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Comdep, Inea e a equipe do projeto Cílios D’Água. O gesto, realizado nesta segunda-feira (08/02), teve como objetivo lembrar o Dia do Agente de Defesa Ambiental, comemorado em 6 de fevereiro. A parceria é uma extensão do trabalho iniciado em janeiro, lembrando vítimas da Covid-19 na cidade.

Foram plantadas mudas de mulungu, paineira, angico e imbaúba, árvores leguminosas nativas da Mata Atlântica e que tem como principal característica a fixação de nitrogênio no solo. Segundo Eduardo Pinheiro, chefe da Revis Serra da Estrela – órgão ligado ao Inea, essas espécies se adaptam bem às margens de rio.

"O nitrogênio desempenha papel fundamental na planta, sendo diretamente ligado a composição de aminoácidos e proteínas. Escolhemos árvores nativas, mudas que vão crescer rapidamente nesse lugar, contribuindo com a qualidade da água", explicou Eduardo.

O secretário de Meio Ambiente, Edmardo Campbell, destacou a parceria do governo municipal com a sociedade civil, através do projeto Cílios D'Água. Segundo ele, a ideia é estender o plantio de árvores para toda margem do Rio Piabinha, sempre com o apoio da comunidade no entorno. “São ações em conjunto, mas que com a participação dos moradores, se torna ainda mais efetiva, já que eles podem ajudar na conservação desses lugares”, disse.

Segundo Luiz Salgueiro, idealizador do projeto Cílios D'Água, a continuidade do trabalho vai trazer diversos benefícios para o município. O reflorestamento das margens dos rios contribui com a quantidade e qualidade da água disponível, retém os sedimentos e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.

“A mata ciliar possui a função de conservar o ambiente ao redor de rios e redes de drenagem. Preservar essa vegetação ajuda a combater a escassez de água, além de melhorar a absorção para os lençóis freáticos. Vamos continuar com essas ações em parceria com o governo municipal, Inea e outros entes”, disse Luiz.
 
Gapascom
Programação dos filmes em cartaz