Boa noite!           Quarta 20/10/2021   03:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Reunião decide sobre a Reestruturação da Coordenadoria de Bem Estar Animal
Reunião decide sobre a Reestruturação da Coordenadoria de Bem Estar Animal
23/01/2021 - 08:15 - O vereador Domingos Protetor se reuniu na manhã desta sexta-feira (22) com a Coordenadora Especial de Articulação Institucional da Prefeitura, Fernanda Ferreira, e com o Coordenador João Valois para discutir a reestruturação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal – Cobea.

Na ocasião, o vereador escutou da atual equipe da Cobea, as necessidades físicas e de recursos humanos do local, soube como funcionam os processos, atendimentos, estruturas e demandas para que seja feita uma indicação legislativa que possibilite a ampliação de atendimento e outras atividades que a Coordenadoria poderá desempenhar após a reformulação. “Desde a votação para retirada das charretes é visível que a população anseia por uma política pública eficiente para os animais o que, infelizmente, não acontece hoje na cidade”, afirma.

A intenção é somar estes conhecimentos junto às propostas do vereador Domingos Protetor, que são, entre outras, o atendimento de emergência via whatsapp e em sistema de plantão e revezamento de equipe de vistoria para atender além do horário comercial, ou seja, finais de semana e à noite.  “Todos os casos de emergências que ocorreram com animais em gestões anteriores, como, por exemplo, um cavalo que caiu no rio, em um sábado, não tinham equipe para atender.

Não havia ao menos um telefone para contato. Nosso maior objetivo é que a Cobea seja um centro de atendimento em tempo integral, pois acidentes com animais não escolhem dia nem hora pra acontecerem”, comenta.

O vereador Domingos Protetor também propõe que a Cobea tenha um serviço além do atendimento de demandas e denúncias e que possa trabalhar de forma educativa, atuando em escolas e comunidades com programas de prevenção aos maus tratos e contra o abandono. Além de ajudar os protetores da cidade em bazares, feiras e eventos para arrecadação de alimentos e insumos para os animais.

O projeto também prevê centralizar todas as demandas relativas ao bem estar animal na Cobea, assim como o curral de apreensões, que hoje é da Guarda Municipal, e o controle do Castramóvel, que começará a atuar na cidade.

Após a reunião, o vereador e sua equipe protocolaram a indicação legislativa para encaminhar à apreciação da Câmara de Vereadores na próxima semana.

Ascom
Programação dos filmes em cartaz