Bom dia!           Terça 30/11/2021   11:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeito Bernardo Rossi vistoria Ação de Testagem Drive Thru para 800 Pessoas na Prefeitura Municipal
Prefeito Bernardo Rossi vistoria Ação de Testagem Drive Thru para 800 Pessoas na Prefeitura Municipal
Atividade faz parte da ampliação de testagem em massa da população iniciada nesta sexta-feira. Ações em outros locais da cidade também realizaram atendimento neste sábado

08/08/2020 - 15:05 - O prefeito Bernardo Rossi esteve, na manhã deste sábado (08/08), realizando uma vistoria na ação de testagem pelo sistema Drive Thru, no estacionamento da prefeitura de Petrópolis. A atividade fez parte da ampliação de testagem em massa da população contra o novo coronavírus, iniciada nesta sexta-feira (07/08), no Centro da cidade e em Corrêas. Na ação de hoje, um total de 800 vagas foram disponibilizadas, no Drive Thru, aos usuários interessados em fazer o teste rápido contra a doença. Entre 09h e 16h, as equipes de saúde atenderam a todo o público cadastrado. Também neste sábado, outras ações de testagem foram realizadas na cidade. O Centro de Saúde disponibilizou 400 vagas aos usuários. As Unidades Básicas de Saúde do Retiro, Itaipava e Morin ofereceram mais 100 vagas, cada. Segundo o próprio prefeito, mais um importante passo dado na luta contra a COVID-19 em Petrópolis.

“Estamos, dia após dia, vencendo inúmeras batalhas. A ampliação da testagem dos petropolitanos contra a COVID-19 é um exemplo disso. Aos poucos, e com muito trabalho, estamos deixando bem claro que nossa cidade tem sido preservada dos efeitos trágicos dessa pandemia. As medidas que tomamos, ainda no mês de março, estão sendo percebidas hoje, como, por exemplo, o baixo índice de internações nos leitos clínicos e de unidade de terapia intensiva nos hospitais da cidade. Nosso objetivo de salvar vidas e proteger as pessoas vem sendo alcançado graças aos esforços conjuntos entre a prefeitura e a população. Hoje a testagem foi aqui na prefeitura. No próximo sábado, dia 15, estaremos no bairro da Mosela”, disse o prefeito.


Vale lembrar que para a realização de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e nas ações do Drive Thru, os usuários precisam realizar um cadastro no site da própria prefeitura, com dados como nome completo, endereço, telefone de contato e CPF. Os resultados também podem ser obtidos através do site em quatro dias úteis. Técnicos responsáveis pelo planejamento do site pedem bastante atenção aos usuários no momento do cadastro, para que os dados sejam digitados corretamente e, mais tarde, o paciente consiga acessar o resultado.

Praças Dom Pedro, e de Corrêas, tiveram segundo dia consecutivo de testes em massa da população

O segundo dia de testagem, na Praça de Corrêas e Praça Dom Pedro, no Centro da cidade, foi marcado por mais enormes filas de pessoas interessadas em realizar o teste rápido contra o novo coronavírus gratuitamente na cidade. “Ficamos sabendo dos testes e viemos em família. Todos estão em casa tentando manter o isolamento pedido pela prefeitura, mas eu preciso trabalhar e tenho medo de levar a doença pra casa. Aproveitamos a oportunidade e viemos aqui tirar a dúvida. Graças a Deus todos testaram negativo. É um alívio”, disse o servente de pedreiro, Osmar Silveira. Nas duas praças o atendimento foi feito, hoje, entre 09h e 13h.

Ao longo da próxima semana mais ações de testagem rápida serão realizadas. Na próxima segunda-feira (10/08), as equipes de saúde atenderão a população em dois importantes pontos da cidade: o Terminal Rodoviário do Centro e Terminal Rodoviário de Itaipava. Feiras livres, comunidades e diversos outros locais também serão alvo das ações nos próximos dias na cidade. Vale lembrar que para a realização dos testes em massa que ocorrem nestes locais não é necessária a realização de cadastro ou agendamento. Porém, é importante ressaltar que os usuários devem apresentar o CPF durante o atendimento. Todos os resultados dos exames são entregues em, aproximadamente, 15 minutos.

Também a partir da próxima terça-feira (11/08), a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vai abrir cadastros para todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. De segunda a sexta-feira serão disponibilizadas 30 vagas, diariamente, em cada unidade para a realização de mais testes em toda a população. No Centro de Saúde, além das 30 vagas oferecidas durante o dia, os usuários terão atendimento especial durante a semana realizado no terceiro turno, com mais 100 vagas, de 17h às 20h. “Fizemos isso para que as pessoas que trabalham durante o dia possam ter acesso aos exames após o serviço. Muitas pessoas pediram esse horário especial de atendimento e nós vamos conseguir atender. É extremamente importante que a população faça o teste. É uma ótima maneira da saúde conseguir fazer o mapeamento da doença e monitorar a transmissibilidade do vírus na cidade”, explicou a secretária de saúde do município, Fabíola Heck.

Todos os pacientes que testarem positivo para a doença serão orientados a buscar atendimento nos pontos de apoio, no Centro ou em Itaipava. Nesses locais, equipes médicas vão realizar uma avaliação e dar as instruções individualmente a cada paciente. A Central de Telemonitoramento da Vigilância Epidemiológica também irá atuar no acompanhamento dos casos que estiverem cumprindo, por determinação médica, o isolamento domiciliar.
Programação dos filmes em cartaz