Boa noite!           Domingo 28/11/2021   18:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Saúde promove Ações de Testagem para Campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, em Petrópolis
Saúde promove Ações de Testagem para Campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, em Petrópolis
Exames estão programados para os dias 28 e 30 deste mês. Nas duas ocasiões, também será oferecida aos pacientes a possibilidade de testagem rápida para Sífilis e HIV

23/07/2020 - 09:21 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a partir de iniciativa e propostas brasileiras, em maio de 2012. Desde então, o Ministério da Saúde cumpre uma série de metas e ações de prevenção e controle para o combate à doença através de seu Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Desse modo, a Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C, de Petrópolis, entendendo a importância do diagnóstico oportuno das hepatites virais, em parceria com a Atenção Básica, tem incentivado as equipes de saúde da família e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) à ampliação da testagem rápida para esses e demais agravos de transmissão sexual, especialmente, neste período, bem como a divulgação de informações sobre o tema. Desta forma haverá mobilização para ampliação de testagem nas Unidades de Saúde da Família (USF) Vila Felipe, Sargento Boening e Santíssima Trindade. Desde a última semana, a UBS Pedro do Rio tem ampliado os horários para a realização das referidas testagens.

Como parte da Campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Área Técnica programou duas ações de incentivo à testagem para as Hepatites B e C. No dia 28/07, a equipe da Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C estará no Centro de Saúde do Itamarati para, em conjunto com os profissionais daquela unidade, realizar os testes rápidos para as Hepatites B e C. Existe a necessidade de agendamento para os exames. O mesmo acontecerá no Centro de Saúde do Centro da cidade, no dia 30/07, onde todos os pacientes que chegarem serão imediatamente atendidos sem a necessidade de marcação antecipada. Nas duas ocasiões, também será oferecida ao paciente a possibilidade de testagem rápida para sífilis e HIV.  Os dois eventos acontecerão das 09h às 15h30min. Por conta da pandemia, os interessados na testagem devem entrar em contato com as unidades para mais informações. Os telefones disponibilizados à população são o (24) 2237-3616 (Centro de Saúde) e (24) 2243-5432 (UBS Itamarati).

Além disso, desde o dia 15 de junho deste ano, a Área Técnica vem oferecendo a todos os pacientes HIV positivos que têm comparecido ao serviço para a realização de exames laboratoriais de rotina, a possibilidade de fazerem os testes rápidos para as Hepatites B e C. Deste modo, desde o dia 18/06 até hoje, foram realizados 72 testes rápidos para esses agravos em pacientes que lutam contra o vírus do HIV.
Programação dos filmes em cartaz