Boa tarde!           Sexta 22/10/2021   16:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Calendário de Educação Ambiental está no Site da Prefeitura
Calendário de Educação Ambiental está no Site da Prefeitura
Ações nas escolas e em espaços públicos se destacam na programação

27/02/2020 - 17:06 - O calendário do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente para 2020 está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A programação conta com palestras em escolas, instalação de placas de sinalização em cachoeiras e trilhas, capacitação de professores, caminhadas ecológicas e as etapas da campanha de recolhimento de lixo eletrônico. As atividades fazem parte do projeto Inteligência Ambiental (IA) criado pela pasta em 2017 para conscientizar a população da importância da preservação da natureza.

Em março, estão previstas as reuniões do COMDEMA e do Conselho do Parque Natural. Além disso, no mesmo mês, professores da rede serão capacitados para atuarem dentro do IA. Uma etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico está prevista para o dia 27. O calendário nas escolas, com palestras em parceria com a Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), está em fase final de elaboração.

"O objetivo dessas ações é envolver os jovens das mais diversas faixas etárias e que são multiplicadores de conhecimento. São assuntos que refletem no dia a dia de cada criança ou adolescente e que pode impactar as famílias como um todo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Nas escolas, no primeiro semestre, serão desenvolvidos trabalhos em cima dos temas unidades de conservação e água, cidadania e patrimônio e meteorologia e Defesa Civil. Para o segundo, serão os eixos de bem-estar animal, resíduos sólidos e artesanato, sementes e atividades de reflorestamento com árvores da Mata Atlântica.

"O trabalho consiste em conscientizar a população e, principalmente, os jovens, de que o planeta já está em uma fase crítica de transformações por causa do uso excessivo dos recursos naturais", explica o responsável pelo setor de Educação Ambiental, Anderson Campos.

O projeto também criou a Cartilha da Educação Ambiental sobre a Unidade de Conservação Rebio Tinguá e está implantando placas de sinalizações educacionais socioambientais em todo município, inclusive nos distritos. "Precisamos sempre envolver as crianças, que ficam engajadas nas ações, além de serem multiplicadores, levando a informação para dentro de casa e para as comunidades", destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Para a elaboração da metodologia das atividades, foram seis meses de trabalho com estudos e mapeamento, para produzir um diagnóstico real e eficaz do município, ainda no primeiro ano da gestão.  “Queremos aumentar as vertentes da Educação Ambiental. A ideia é evidenciar as ações para todo o município”, aponta Anderson Campos.
Programação dos filmes em cartaz