Bom dia!           Sábado 23/10/2021   11:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Parques são opção para aproveitar o período de Carnaval em Petrópolis
Parques são opção para aproveitar o período de Carnaval em Petrópolis
20/02/2020 - 16:21 - Uma das festas mais populares do país, não tem como fugir do Carnaval. Mas nem todo mundo gosta de curtir a folia nos blocos ou brincadeiras de rua. Em Petrópolis, opções não faltam para aproveitar este período em roteiros alternativos, como os ligados à natureza. É o caso dos parques: por aqui, Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Parque Natural da Ipiranga, Parque Municipal, em Itaipava, e Cremerie estarão de portas abertas no período da folia.

Para quem quiser aproveitar nos parques, o Cremerie funciona todos os dias, das 8h às 17h, inclusive na segunda-feira (dia em que normalmente ele fica fechado para manutenção), já na quinta-feira (27) ficará fechado. Moradores e turistas poderão aproveitar os dias de folga no espaço, que conta com parquinho infantil, quadra esportiva, Academia da Terceira Idade e Academia da Saúde. O Parque Cremerie fica Estrada da Independência, s/nº – Quitandinha. Ele fica aberto de 8h às 17h, com entrada gratuita – apenas a utilização dos equipamentos é paga.

Já o Parque Municipal, em Itaipava, também abre normalmente, das 08h às 18h. Com 33 mil m² de natureza ao seu redor, o espaço é uma das principais áreas de lazer da cidade e especialmente dos distritos. Além da academia e parquinho de diversão para a garotada, o parque conta ainda com quadras de esportes, uma delas sintética; pista de corrida, caminhada e que também é usada para quem gosta de andar de patins e bicicleta, além das recém inauguradas pistas de skate e pump track. E mesmo quem vai desprevenido, ainda tem a opção de alugar uma bike para garantir a diversão. E com a área ao ar livre, o parque também é o local ideal para outras atividades como piquenique e soltar pipa.

Parque Natural Padre Quinha, que fica na Av. Ipiranga também vai funcionar todos os dias de Carnaval, das 8h às 17h, exceto em dias de chuva. Apenas as trilhas estarão fechadas porque passam por manutenção. O Parque Natural ocupa uma área de 167 mil m² de Mata Atlântica, sendo uma unidade de conservação inserido em Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis. Além das trilhas em meio a mata, é opção para quem procura por lazer e tranquilidade na natureza.

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), é possível observar a fauna e a flora da Mata Atlântica, fazer caminhadas, tomar banho em diversas cachoeiras e ainda percorrer a famosa Travessia, uma longa caminhada entre Petrópolis e Teresópolis. A entrada do parque fica na Estrada do Bonfim, em Corrêas, e abre diariamente, das 8h às 17h.

Os diversos circuitos turísticos são, também, um dos motivos pelos quais turistas escolhem a Cidade Imperial para passar o Carnaval. No ano passado, o município registrou de sábado (02.03) a terça-feira de Carnaval (05), uma média de 91,4% de ocupação nos meios de hospedagem, com destaque para os distritos, que ocupou 93,4% de seus leitos. A expectativa da prefeitura é continuar mantendo os bons resultados este ano.
Programação dos filmes em cartaz