Bom dia!           Terça 30/11/2021   11:42
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Petrópolis avança em importantes Setores na Rede de Saúde
Petrópolis avança em importantes Setores na Rede de Saúde
02/01/2020 - 16:22 - A Prefeitura de Petrópolis está aplicando quase 35% de sua receita na área da Saúde – percentual que representa mais do que o dobro do mínimo constitucional, 15% - e com isso, vem reafirmando seu compromisso em melhorar e ampliar os serviços à população. “Um balanço feito pela Secretaria de Saúde mostra os avanços que tivemos: novas ambulâncias, expansão da coleta de exames laboratoriais para 100% das Unidades Básicas de Saúde, ampliação de horários de atendimento nos postos, mutirões de consultas, novas unidades para atendimento da população e licitação de novos leitos de UTI são uma mostra das conquistas para a área”, pontua o prefeito Bernardo Rossi. Os números de pessoas atendidas na rede pública de Petrópolis também revelam que o trabalho não para. “Nas nossas unidades de urgência e emergência, a média mensal foi de 27 mil atendimentos em 2019 – são mais de 324 mil atendimentos.

Este ano, também foi registrado o aumento dos números de consultas médicas e procedimentos ofertados pelo SUS na cidade”, completa.

A frente da Secretaria, a servidora de carreira Fabíola Heck apresentou os números durante a Conferência Extraordinária da Saúde, realizada no dia 14 de dezembro. “Obtivemos muitos avanços com a aplicação de recursos de forma responsável e com planejamento. Desde 2017, seguindo o plano de Governo do prefeito Bernardo Rossi de qualificar e ampliar o atendimento, a equipe da secretaria trabalha com afinco para atingir o que nos foi proposto. A realização dos mutirões de saúde é um exemplo disso. Com eles, conseguimos diminuir o tempo de espera na fila pelas consultas com especialistas e exames eletivos. A demanda é grande, a cada dia, novas pessoas entram no sistema. Por isso, buscamos gerir de forma consciente sabendo que temos sempre muito trabalho pela frente e que é preciso muita dedicação, além de uma boa gestão”, avalia a secretária Fabíola Heck.

A secretária de Saúde destaca que o índice de 35% é mais que o dobro do previsto pela Constituição Federal, - regulamentada pela Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012, que determina que o limite mínimo de transferência para o setor seja de 15% da receita tributária anual. “Além disso, a prefeitura vem buscando investimentos Federais e Estaduais. Em três anos de Governo, registramos um aumento 71% na captação de verbas direcionadas ao município por meio de emendas parlamentares, muitas delas, já perdidas que conseguimos recuperar”, ressalta Fabíola

A Secretaria de Saúde encerra 2019 com duas importantes ações: a licitação para a ampliação das vagas de leitos de UTI Adulto e a finalização das obras da UPA de Itaipava, uma importante conquista para a oferta dos atendimentos de urgência e emergência nos distritos, beneficiando 90 mil pessoas. Prestes a inaugurar a unidade, o prefeito Bernardo Rossi reafirma seu compromisso com os petropolitanos em lutar para uma saúde pública com mais qualidade.

“O trabalho na Saúde é contínuo. Desenvolvemos projetos com base nas necessidades, buscamos e aplicamos recursos para que saiam do papel. Mas até chegar ao momento de abrir uma nova unidade, ou oferecer um novo serviço, muito trabalho é realizado. Fico feliz ao constatar que muita coisa foi feita mesmo o país passando por uma crise econômica e sei que ainda temos muitas conquistas, muito a ser feito. Tudo o que já foi realizado é resultado de muito trabalho”, ressaltou Bernardo Rossi.

Ampliação de programas e horários de atendimento nos postos

Também foi destaque em 2019 a aplicação do programa Visão Feliz, que em menos de dois meses reduziu a espera por atendimento para as consultas para cirurgias de catarata. Com o programa, Petrópolis conseguiu duplicar a cota de cirurgias no município. Além disso, a cidade agora é responsável pela Central Estadual de Regulação para pacientes oftalmológicos, regulando os atendimentos de 25 municípios, qualificando o fluxo e se tornando referência em atendimento para toda Região Serrana e Centro Sul.

A implantação e reativação de horário estendido em Unidades Básicas de saúde é considerada ainda um importante passo na melhoria de oferta dos serviços. Já são 8 unidades com horário ampliando, entre Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família (PSFs), além do Centro de Especialidades Odontológicas de Corrêas.

Para 2020, estão previstas a realização de Concurso Público, abertura de 10 leitos de UTI para o HMNSE, Centro de Imagens no HMNSE com ressonância magnética, inauguração do Centro Ortopédico, formação de novas 13 equipes para atenção primária, duas novas Academias da Saúde (Posse e Araras), duas novas Residências Terapêuticas, implantação da Unidade de Acolhimento Adulto, entre outros projetos.

Para o Hospital Alcides Carneiro as metas são o novo mamógrafo e dispositivo de estereotaxia, abertura do Hemonúcleo, implementação da Casa Mamãe, Gestante e Puerpera, novo Centro obstétrico (já em finalização das obras), ampliação de leitos da UTI Pediátrica, abertura da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM), abertura do Banco de leite, Sala lilás, centro de fisioterapia e 20 novos leitos de maternidade.

Realizações Saúde (2017 a 2019)

- Mutirões de consultas e exames do Alcides Carneiro
- Mutirões de consultas e exames do Centro de Saúde Coletiva
- Inauguração UBS Posse
- Inauguração UBS Araras
- Reinauguração USF (Unidade de Saúde da Família) Menino Jesus de Praga (Bingen)
- Projeto Visão Feliz para cirurgias de cataratas
- Nova sede do Núcleo de Assistência Farmacêutica em Corrêas, Implantação de Sistema Informatizado nas farmácias ambulatoriais e polos de assistência farmacêutica
- Reativação da Unidade Avançada do Samu na Posse
- Reinauguração do Ambulatório de Saúde Mental na Rua Dom Pedro, 185
- Reinauguração do Centro de Especialidades Odontológicas na Rua Monsenhor Bacelar, 358 e do Centro de Especialidades Odontológicas de Corrêas
- Reinauguração do Serviço de Fisioterapia do Centro de Saúde Coletiva
- Implantação do Serviço de Atenção Domiciliar
- Implantação do serviço de Angiotomografia Computadorizada no Hospital Alcides Carneiro
- Implantação da Ouvidoria do SUS
- Implantação do serviço de verificação de óbito pelo SAMU
- Reestruturação do Programa de Saúde Escolar em parceria com a Secretaria de Educação, com alcance de cerca 10.000 alunos
- Aumento de 12 leitos de clínica médica no HMNSE
- Atualização da REMUME em 2018 e divulgada digitalmente e impressa a partir de fevereiro de 2019
- Inauguração do Centro de Imagem do Hospital Alcides Carneiro
- Lançamento Portal da Saúde
- Habilitação de 02 Leitos de UTI Neonatal, 5 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCA) e 10 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCO)
- Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde
- Assinatura do convênio com a FMP/FASE
- Adesão ao Programa Saúde na Hora na Unidade de Saúde do Alto da Serra e da Posse
- Implantação e reativação do horário estendido em 8 unidades de saúde
- Incorporação de três novas ambulâncias para o SAMU
- Aquisição de 1 ambulância para o HMNSE
- Aquisição de 1 ambulância para o Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra)
- Aquisição de 3 ambulâncias para o HAC e UPAs
- Ações de prevenção em saúde: Agosto Dourado, Grupo Hiperdia e Saúde do Homem (Novembro Azul), Outubro Rosa entre outras
- Formação de conselhos locais de saúde

Números de consultas em 2019

Atenção especializada (média mensal)
Consultas médicas – 10.930 / consulta com outros especialistas – 19.943
Atenção básica (média mensal)
Consultas médicas – 16.972 / consulta com outros especialistas – 15.085
Urgência e emergência  – 27.517
Exames em 2019 (média mensal)
Ressonâncias magnéticas – 334
Ultrassonografias – 4.468
Tomografias – 4016
Exames laboratoriais – 36.339
 
Números Hospital Alcides Carneio 2019 (média mensal)

Consultas médicas ambulatoriais – 5.722
Exames de Imagens – 5.330
Exames diagnósticos – 1.458
Exames laboratoriais – 36.339
Procedimentos/exames – 1.358
Internações – 886
Cirurgias – 714
Hemoterapia - 272 
Programação dos filmes em cartaz