Bom dia!           Terça 28/01/2020   06:09
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Adoção em Roda promove Palestra sobre Paternidade na Casa Claudio de Souza - dia 18/11 das 19h às 21h30
Adoção em Roda promove Palestra sobre Paternidade na Casa Claudio de Souza - dia 18/11 das 19h às 21h30
Coletivo Popular visa discutir o Papel do Pai nas Relações Familiares

16/11/2019 - 08:20 - Segunda-feira, dia 18 de novembro, das 19h às 21h30 será realizado o 3º encontro do “Adoção em Roda”, um coletivo criado para discutir o tema, dar amparo emocional, social e legal, bem como ouvir e contar histórias do dia a dia de quem espera ou já vive a adoção. As atividades são realizadas na Casa de Claudio de Souza, à Praça da Liberdade, 247 - Centro – Petrópolis/ RJ. O palestrante desse mês será o filósofo e pai de 4, Nilton dos Anjos, o tema: “Paternidade: quando responsável, adotiva”.

O 1º encontro, realizado em setembro teve como tema da palestra “O amor pelo filho por adoção x o amor pelo filho biológico - Mitos e verdade", ministrado pela psicóloga Regina Resende e nessa data, mais de 20 pessoas estiveram na roda. Em outubro, no 2º encontro o tema foi “Acolhimento: entenda o dia a dia das Instituições” e as palestrantes foram às psicólogas do Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças Rafaela Máximo e Stella Rabello Kappler e o público se ampliou para quase 30 pessoas.

As expectativas para o 3º encontro são grandes, é o que afirma a jornalista, idealizadora e coordenadora do movimento Carla Coelho. “Quando o assunto é adoção fala-se muito sobre maternidade, como se a adoção fosse um movimento de mulheres, mas essa não é a realidade. A maior parte das adoções é realizada por casais heterossexuais, ou seja, já temos um pai nessa história. O numero de casais homoafetivos vem crescendo e nesse caso temos dois pais, isso sem falar e lembrar-nos das adoções monoparentais, que podem ser realizadas por um homem. É muito pai nessa história e estava na hora de começarmos a falar com e para eles”, declarou.

De acordo com Nilton dos Anjos, o palestrante da próxima roda, “a adoção que criou uma relação comigo, e provocou, dentre outras coisas, outras relações em mim. Desde jovem convivi com famílias que tinham passado pela experiência da adoção, e passei a admirar essa forma de constituição familiar. A singeleza de mudar a rota da vida de alguém, e mais que isso, transformar-se a partir desse encontro. Dentre outras coisas, esses encontros amorosos refazem, inclusive, o sentido das palavras, já que derrota é mudança de rota. E a partir disso, a adoção poderia ser denominada de uma grande derrota do amor”, detalhou.

“O convite chegou tão logo o projeto foi iniciado via Carla, por saber de minha especificidade familiar, e por ter sido minha aluna, interrogou-me se eu não tinha interesse em participar, mesmo que pontualmente, do projeto. Aceitei de imediato”, relembrou.

Nilton pontua que vai falar de paternidade e problematizará a aparente dicotomia entre filhos “adotivos” e “biológicos”. “Mais que necessária, pois é preciso conversar sobre (in-) certos temas. Geralmente, as rodas de conversa se desdobram em redes de auxílio, e estas como aquelas são sempre bem-vindas. Espero contribuir para desmistificar os temores da adoção”.

Para finalizar o filósofo, professor e pai fez o convite: “Se adotar é escolher, se escolher é colher, como também ler. Adotar é uma maneira de ler a si, ao outro e ao mundo. Venha ler-se conosco, e deixar-se tocar”.

A Casa de Claudio de Souza local que gesta esse projeto fica localizada à Praça da Liberdade, 247 - Centro – Petrópolis/ RJ. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones/ WhatsApp (24) 99955-2730, do Instagram @adocaoemroda do e-mail adocaoemroda@gmail.com, do Facebook https://www.facebook.com/adocaoemroda/.

SERVIÇO:

3º ENCONTRO

Tema: “Paternidade: quando responsável, adotiva”
Palestrante: Nilton dos Anjos – Filósofo, pai de 4

Data: 18/11/2019 – 2ª feira
Chegada: a partir das 18h30
Duração: das 19h às 21h30

Local: Casa de Claudio de Souza
Endereço: Praça da Liberdade, 247
Tel.: (24) 2231-4722
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis/RJ
Programação dos filmes em cartaz