Boa tarde!           Domingo 27/09/2020   14:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Obras de Adequação do Transbordo de Lixo Avançam
Obras de Adequação do Transbordo de Lixo Avançam
04/11/2019 - 17:31 - As obras para adequação da estação de transbordo de lixo, que fica no km 79 da BR-040 (Duarte da Silveira), estão avançando. O local recebe todo resíduo domiciliar coletado na cidade, que é transferido para carretas que fazem o transporte para o aterro de Três Rios. A previsão é de que a transferência seja feita de forma correta entre o fim deste mês e início de dezembro, quando serão finalizadas as últimas intervenções no espaço. Nesta segunda-feira (04.11), a Secretaria de Meio Ambiente, a Comdep e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vistoriaram o espaço e verificaram o progresso do trabalho no local.

Dessa forma, o município dará solução para uma situação que se arrasta há 20 anos e estará cumprindo integralmente o Termo de Ajustamento de Conduta mantido junto ao MPF, ICMBio e APA Petrópolis. As obras são realizadas pela PDCA, empresa que faz o transporte do lixo para aterro de Três Rios e administra a estação de transbordo.

“Essa é uma situação sem solução há 20 anos e que agora passará a ter a operação adequada definitivamente. Essas obras vão tornar a transferência do lixo totalmente correta, direto do caminhão de lixo para as carretas de transporte, algo que nenhuma outra gestão conseguiu fazer. Melhoramos a coleta de lixo e agora estamos transformando a operação do sistema de transbordo para ser plenamente adequado”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

A concretagem do piso onde ficarão as carretas (em uma parte inferior), um muro de contenção e a concretagem do piso que será utilizado pelos caminhões de coleta de lixo (no andar superior) já foram totalmente finalizados. A área também está sendo reflorestada e vai receber cerca de 1,5 mil mudas de espécies nativas – quase metade delas já plantadas.

A pavimentação de uma rampa de acesso e a instalação de uma cobertura com painéis solares na área de operação são dois dos próximos passos do trabalho. Esse espaço também terá uma tela que vai impedir que o lixo acabe sendo espalhado pelo vento.

“Com isso, a gente já pode começar a operar tudo de forma adequada, jogando o lixo direto dos caminhões para as carretas. Depois disso, o último passo será finalizar as duas pistas de desaceleração para entrada na estação e aceleração para volta para a pista”, explica o diretor da PDCA, Jefferson Barreiros.

“O progresso dessa obra mostra a união no município e o esforço da prefeitura, do Inea e da empresa em acabar com esse passivo ambiental de 20 anos. O caminho é exatamente esse, reunir todos os envolvidos para trazer a solução que as cidades precisam”, acredita o superintendente Regional do Piabanha (SUPPIB-INEA), Edmardo Campbell.

Atualmente, o município recolhe cerca de 310 toneladas de lixo diariamente. São 1.633 ruas ou localidades que são atendidas com coleta de segunda a sábado ou com intervalos de 48 horas pela Força Ambiental. Todo lixo é levado para o transbordo e rapidamente colocada em carretas para o transporte para Três Rios.

Todo processo de adequação do transbordo de lixo é acompanhado de perto pelo Ministério Público Federal, pelo ICMBio e pela APA Petrópolis. Além dessas obras, outros pontos determinados pelo TAC que já foram providenciados foram a limpeza da área de entorno do transbordo, instalação de tapume para que o lixo não seja arrastado para a pista, a diminuição da área utilizada no terreno.

A vistoria foi acompanhada também pelo secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, e o diretor técnico-industrial da Comdep, Carlos Alberto Salgueiro.
Programação dos filmes em cartaz