Boa tarde!           Terça 21/09/2021   17:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Reta final dos preparativos para a Serra Serata: festa será aberta nesta Quarta-feira - dia 18/09
Reta final dos preparativos para a Serra Serata: festa será aberta nesta Quarta-feira - dia 18/09
17/09/2019 - 16:44 - Petrópolis já está na reta final dos preparativos para abrir a Serra Serata nesta quarta-feira (18.09). A festa que homenageia a influencia da cultura italiana no município vai até domingo (22) no Palácio de Cristal com intensa programação cultural – incluindo shows, danças folclóricas e atividades para as crianças. A decoração especial e a gastronomia típica, marca registrada do país europeu, completam ainda mais o cenário para tornar um dos atrativos mais movimentados da cidade em uma verdadeira piazza italiana. A entrada é gratuita.

“O Palácio está recebendo os últimos detalhes para celebrarmos a influência de mais uma cultura daqueles que ajudaram no desenvolvimento de Petrópolis. A cidade recebeu, no passado, muitos imigrantes que deixaram a força de seu trabalho na Companhia Petropolitana de Tecidos e até hoje ainda observamos algumas de suas heranças na nossa cultura”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Nesta quarta, a partir de 18h – com solenidade de abertura às 19h -, o público já vai contar com todas as barracas funcionando e ainda atrações culturais, como o show dos “Três Tenores Brasileiros”, às 20h. Durante toda a noite, o público poderá se divertir e registrar sua passagem pela festa com o famoso “gondoleiro”. Interpretado pelo ator Tatá Francisco, ele vai receber os visitantes em sua estilizada “gôndula”, que tem como cenário para sua “Veneza” o Palácio de Cristal. O público ainda vai contar com o casal em perna de pau Raul e Iza Lima.

“É um evento que, além de prestarmos essa homenagem à cultura italiana, é fundamental para a economia da cidade. Através das festas, o município atrai milhares de turistas”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente. “Ao longo dos cinco dias de festa, o público poderá aproveitar e conhecer um pouco mais sobre a cultura italiana com diversas atrações para toda a família”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Até domingo, o público vai poder contar com tributos a Renato Russo, ErosRamazzotti e Laura Pausini; performance de violinos entre as mesas; danças folclóricas; contação de história infantil; teatro; entre outras atrações. Tanto na quarta, quanto na quinta-feira (19), a festa vai funcionar de 18h às 22h. Na sexta e no sábado será de 10h à meia noite. E no domingo de 10h às 22h. Durante toda a festa, os apaixonados pela cultura italiana vão poder aproveitar as delícias da culinária típica, como massas, foccacia, bruschetta, polenta, gnocchi, risotto, frittata, entre outras.

Vale lembrar que a Serra Serata teve origem da Festa Italiana, que teve suas quatro primeiras edições em Cascatinha, distrito onde muitos imigrantes se estabeleceram para trabalhar na Companhia Petropolitana de Tecidos.

Trio Três Tenores Brasileiros é a principal atração da abertura

Formado por Armando Valsani, Rubens Medina e Paulo Spartani, com arranjos e direção musical do maestro Feliciano Motta, o trio “Três Tenores Brasileiros” faz um show musical diferenciado, que vai do popular ao erudito, do romântico a trechos de ópera, mesclando, sempre também, algum clássico nacional.O projeto “Três Tenores Brasileiros” começou em 2002 e desde então é aclamado e aplaudido com entusiasmo pelo público a cada apresentação.  Ao longo do ano, os tenores fazem shows em diversas festas italianas por todo o país. O trio já participou de diversos programas de TV, inclusive novelas da TV Globo de grande audiência, como “Terra Nostra” e “Esperança”, nas quais a temática era a imigração italiana para o Brasil.
Programação dos filmes em cartaz