Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:12
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura inaugura nova sede do Núcleo de Assistência Farmacêutica no Quissamã
Prefeitura inaugura nova sede do Núcleo de Assistência Farmacêutica no Quissamã
Setor conta com estrutura ampla e de fácil acesso para a distribuição dos medicamentos para a rede

26/08/2019 - 17:40 - Com uma remessa de mais 74,6 mil unidades de medicamentos, a nova sede do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) foi inaugurada nesta segunda-feira (26.08). O setor que funcionava no Hospital Alcides Carneiro foi transferido para o condomínio de galpões, no Quissamã, em um espaço ainda mais adequado. O local climatizado é melhor estruturado para oferecer mais agilidade na distribuição de medicações para rede. O NAF é responsável pela administração de 1100 remédios de diferentes classes terapêuticas.

O setor cuida da aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos que abastecem todas as unidades de saúde. “Essa inauguração é muito importante para a nossa rede, esse é um setor de grande relevância. Agora temos um ambiente adequado, climatizado, organizado. Esse setor era tema de muitas críticas, antes não tinha estrutura para armazenar esses medicamentos de alto custo. Agora temos um depósito salubre. É mais uma vitória de todos nós”, destaca o prefeito que inaugurou a nova unidade ao lado do vice-prefeito, Baninho e de profissionais da rede que atuarão na unidade.

O NAF faz o abastecimento das farmácias ambulatoriais do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e Centro de Saúde; para os Polos de Assistência Farmacêutica (PAF) do Centro e de Corrêas; para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e Pronto Socorro Leônidas Sampaio (PSLS), do Alto da Serra; para a unidade de saúde mental CAPS AD; para o setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids (IST/Aids) e para o programa de tuberculose. O núcleo também é responsável pelo abastecimento dos dispensários de medicamentos de todas as unidades básicas de saúde.

O depósito passa a funcionar em área de 280 metros2, com segurança e monitoramento 24 horas. No local ficarão armazenados medicamentos para patologias diversas. São anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antifúngicos, soros, insulina, anti-hipertensivo, anti-depressivo e outros. “Agora temos um local adequado, antes o acesso era dificultado e não tínhamos condições de armazenar medicamentos por longa data. Agora podemos armazenar remédios por até seis meses, com melhor condição de logística e mais agilidade na distribuição para a rede”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck, ressaltando que agora o setor conta com veículo próprio para a distribuição dos materiais.

Menor custo, agilidade e adequação para a execução do serviço estão entre os principais fatores que motivaram a mudança da sede do NAF. “Aqui nós recebemos, fazemos a compra e a seleção de medicamentos para toda a rede. A gora temos mais agilidade em atender as necessidades das unidades de saúde que dispensam os medicamentos para os pacientes”, destaca a coordenadora do NAF, Debora Fontes.

O NAF concentra os medicamentos fornecidos aos usuários da rede pública de saúde. Além das medicações básicas, para o suporte ao tratamento dos pacientes atendidos nas unidades de saúde, o setor conta com estoque de medicações de média e alta complexidade, que precisam ser solicitados por processos administrativos ou judicializados.
Programação dos filmes em cartaz