Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   13:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > Estudante de Letras da UFRJ lança livro em Petrópolis
Estudante de Letras da UFRJ lança livro em Petrópolis
“Esperânsia”, de Gabriel Araújo, será lançado na Bienal do Rio e na Livraria Nobel de Itaipava

20/08/2019 - 10:31 - Quarta-feira, 04 de setembro de 2019, às 16h, na XIX Bienal Internacional do Livro do Rio, no Pavilhão 4 verde, Rua R57, no RioCentro, Barra da Tijuca; e sábado, 14 de setembro de 2019, às 18h na Livraria Nobel de Itaipava, localizada à Estr. União e Indústria, 10395, loja 2, Itaipava – Petrópolis/RJ, o autor Gabriel Araújo estará lançando e autografando seu livro “Esperânsia”.

O hábito de ler os grandes poetas ajudou o jovem Gabriel Araújo  a construir seu universo dentro da poesia.  E é  assim, devorando a literatura, que ele desconstrói para construir seu próprio latifúndio poético criando uma poesia autônoma com uma maturidade pouco comum a um jovem de apenas vinte anos.

“Há, no livro, uma espécie de ‘sobre algo’, mas também de uma ‘procura por algo’ e, principalmente, a ideia de um ‘ao redor’. E é assim, nesse giro de contorno e numa junção simples entre espera e ânsia, como exercícios, agora públicos, que os textos aparecem numa tentativa de remontagem de fagulhas mínimas da palavra: trocadilhos, paródias, aprendizagens, imagens reflexas, transparências etc. e a apresentação de um mundo que vem na velocidade descontrolada e descompassada de um tempo, como anotou Jorge Luís Borges numa linha de guerra, que não podemos entender. (...) Ao mesmo tempo, há também um lançar-se inteiramente para ver o que se consegue imprimir ainda a um mundo tão entulhado de tanta coisa e de tudo. E, imagina-se, nessa pequena cosmogonia, uma laceração incerta para que depois se perceba que escrever, assim como ler, é também desferir o golpe decisivo com a mão esquerda, errada e errante, como disse certa vez Walter Benjamin” [trecho do prefácio escrito por Júlia Studart].

Gabriel de Araújo Machado é carioca, cursa Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio). Ganhou cinco prêmios nos festivais de poesia do Centro Educacional de Itaipava e atualmente participa de um projeto de pesquisa sobre o poeta Nuno Ramos na instituição de ensino superior mencionada anteriormente. Esperânsia é o primeiro livro do projeto Poemagino, trabalho que se ramifica pelas redes sociais.

A obra, produzida pela Editora Literar, traz 40 poemas inéditos e tem prefácio da escritora e professora da Escola de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Drª Júlia Studart. Tem coordenação editorial de Luciana Cunha e a capa é do designer e ilustrador Rodrigo Santana CB. Mais informações sobre a obra e sobre o lançamento podem ser obtidas com a Editora Literar através do telefone (24) 2248-0100, do WhatsApp (24) 99316-2976, no site www.editoraliterar.com.br no Facebook/editoraliterar e ainda no Instagram @editoraliterar.

A Editora Literar está localizada na cidade de Petrópolis, região serrana e metropolitana do Rio de Janeiro. Nasceu, em 2016, pelas mãos da escritora petropolitana Luciana Cunha, para ajudar escritores independentes que tinham o sonho de publicar um livro, mas não sabiam por onde começar. Hoje, antes de completar três anos de vida, a Editora já possui 30 livros em seu catálogo, entre eles livros premiados e autores renomados. Luciana é graduada em Letras, pós-graduada em Gestão da EAD pela UFF e pós-graduanda em Gestão e Produção Editorial pela Universidade Santa Úrsula

SERVIÇO - LANÇAMENTO:

Livro: “Esperânsia” (Editora Literar, 64 p.)
Preço: R$ 24,90
Data e Horário: Sábado, 14 de setembro de 2019, às 18h

Local: Livraria Nobel
Endereço: Estr. União e Indústria, 10395, loja 2
Tel.: (24) 2248-0100
Bairro: Itaipava
Cidade: Petrópolis/ RJ

Editora Literar

WhatsApp: (24) 99316-2976
Programação dos filmes em cartaz