Bom dia!           Terça 28/01/2020   06:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Palestra "Quem Conta Um Conto, Sente e Tece um Ponto” - Dia 22/08 ás 19h
Palestra "Quem Conta Um Conto, Sente e Tece um Ponto” - Dia 22/08 ás 19h
19/08/2019 - 19:04 - É sobre Contação de História que acontecerá no dia 22/08 ás 19h e tem como objetivo o despertar, a sensibilidade dos participantes através do conto, toque e aroma. E será realizado na Casa de Cultura Afro Serra que fica na Vila São Judas Tadeu, nº 147 na Mosela.

SOBRE O EVENTO

O evento tem como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes através do conto, toque e aroma.
A Contação de História será realizada pelas professoras Juliana Fecher Winter e Flávia Justen e  terá como tema o livro “Okan a casa de todos nós”,  da escritora carioca Luciana Nabuco. Logo a seguir haverá uma vivência de toques e aromas com a massoterapeuta Maíra Dulcetti.

SOBRE O FESTIVAL

Começou no dia 01 e vai até o dia 31 de agosto o "Primeiro Festival de Cultura Afro Brasileira de Indígena de Petrópolis", realizado pelo Grupo Afro Serra. O festival tem como objetivo dar visibilidade e valorizar artistas e agentes culturais da cidade, assim como fomentar as culturas que representam o povo brasileiro na sua essência.

SOBRE O GRUPO AFRO SERRA

O AFRO SERRA é um Movimento de Resistência da Cultura Negra, criado em junho de 2013, com o objetivo principal de conhecer e resgatar a memória da cultura afro-brasileira na cidade de Petrópolis e Região.

Há seis anos o grupo realiza ações, pesquisas e vivências, atuando em escolas, eventos e praças públicas. Ao longo desse período, o grupo atingiu um público de aproximadamente 3.000 pessoas, entre oficinas, palestras, shows e outros eventos.

SOBRE A CASA


A Casa de Cultura é um sonho antigo do Grupo Afro Serra que agora conta com um local para seus encontros.
O espaço foi inaugurado no dia 13 de maio de 2018 e conta com: Museu, Biblioteca, Sala de Vídeo, onde são realizadas Oficinas, Debates, Teatro, Dança, Música, Gastronomia e muito mais.

SOBRE AS AGENTES CULTURAIS

Maíra Dulcetti

Massoterapeuta formada pelo Espaço Cultural Yoga Nidhi. Aromaterapeuta, Cristaloterapeuta e  Reikiana iniciada no nível I, II e III-A. Trabalha no Templo Violeta Espaço Terapêutico em Petrópolis,  atende eventualmente no Rio de Janeiro com a Massagem Ayurvédica, Cristaloterapia, Alinhamento de Chakras, Aromaterapia e Reiki.

Como Aromaterapeuta, faz perfumes pessoais energéticos, água de lavanda, purificadores energéticos de ambiente, sabonete líquido, álcool gel perfumado.
Os produtos com o nome Essência Nativa, são preparados com ervas colhidas diretamente da horta e energizados com muito amor.

Seus atendimentos terapêuticos tem duração de 1h e 30min., são feitos através de uma anamnese, buscando compreender o ritmo do paciente e os possíveis elementos que ele possui em desequilíbrio para serem trabalhados através da terapia.

Sempre é ressaltado que além da terapia, também é importante buscar outros métodos de acordo com o diagnóstico identificado por meio da reeducação alimentar e de novos estilos de vida para reestabelecer a saúde física, mental e emocional, reconectando a pessoa com ela mesma e com a natureza, trazendo assim a harmonia, o bem estar e equilíbrio para o paciente e o ambiente que o cerca.  E-mail: mairarodul@gmail.com - WhatsApp: (21)99555-9451 - Instagram: Maíra Dulcetti Terapeuta

Juliana Maria Costa Fecher Winter

Nascida em Petrópolis - RJ, 42 anos, professora, formada em Estudos Sociais pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo, com Mestrado em Educação na Universidade Católica de Petrópolis.

No período de 2011 até 2013 foi coordenadora de projetos de leitura da Divisão de Leitura na Secretaria de Educação, bem como das atividades desenvolvidas nas bibliotecas e sala de leitura das escolas municipais. Minha dissertação de mestrado, abordou o tema  Literatura Africana e Afro-brasileira, onde pesquisou sobre o acervo literário disponível nas salas de leituras, bem como o interesse dos alunos pela temática e como a mesma era dinamizada no espaço escolar.

Flavia Dias Justen

Pedagoga - Mediadora de leitura- Contadora de HistóriasSempre fui uma menina curiosa. Destas que querem saber como as coisas funcionam, conhecer a história dos lugares e das pessoas. O primeiro livro que me encantou: O menino do dedo verde, desde então a literatura infantil passou a fazer parte do meu universo.
Como professora sempre busquei despertar o encanto pelas histórias, vindas dos livros e também aquelas que habitam o imaginário de nosso povo.

Um dia a menina curiosa foi para o mestrado, ser pesquisadora sempre foi um sonho. Então ocorreu a união de dois amores, a pesquisa e a literatura. Meu trabalho teve como objeto de pesquisa um clube de leitura. Um projeto de uma ilustre senhora que espalha leitura pelas escolas públicas de Petrópolis.Creio no poder dos livros e na força dos mediadores de leitura! JUSTEN, Flavia Dias

Principais Formações:

- Em Formação: Especialização em LIJ- Literatura Infantil e Juvenil- Universidade Cândido Mendes
- Mestre em Educação pela UCP- Universidade Católica de Petrópolis( JUSTEN, Flavia D.;GARCIA, Pedro ou GARCIA, Pedro Benjamim; FERREIRA, L.; DAUSTER, Tania. Clube Cultural Dragão Azul: projeto de mediação rumo à formação de leitores nas escolas públicas da rede municipal de Petrópolis. 2013
- Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica- UFRJ_ Universidade Federal do Rio de Janeiro;  Leitura literária na escola: por uma experiência lúdica; 2012; Monografia; Orientador: Alvaro Rego Millen Neto;

Atuação Profissional:

- Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Duque de Caxias.
- Professora de Sala de Recursos da Rede Municipal de Petrópolis.
- Mediadora de leitura e contadora de histórias.

SERVIÇO:

Evento: QUEM CONTA UM CONTO, SENTE E TECE UM PONTO
Data e Horário: 22 de Agosto - Quinta Feira - Horário: 19h
Evento Gratuito - Classificação Livre.

Local: Casa de Cultura Afro Serra
Endereço: Vila São Judas Tadeu, 147
Tel.: (24) 99228 2728 - Monica Valverde
Bairro: Mosela
Cidade: Petrópolis
Programação dos filmes em cartaz