Boa noite!           Terça 21/09/2021   18:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Bunka-Sai terá Exposição de Peças de Reciclagem com Temática Japonesa
Bunka-Sai terá Exposição de Peças de Reciclagem com Temática Japonesa
Trabalho de artesãos que fazem reaproveitamento de materiais será mostrado em estande de coleta seletiva que a Comdep manterá durante o evento

07/08/2019 - 16:05 - A Bunka-Sai que começa nesta quinta-feira (08.08) será mais uma oportunidade para tratar de um assunto importante para o meio ambiente: a reciclagem. Mais uma vez a Comdep vai aproveitar o evento para manter o estande com informações sobre o tempo de decomposição do lixo e como fazer a coleta seletiva em Petrópolis. O espaço também vai abrigar a exposição de artesanato feito a partir do reaproveitamento de materiais, mas com uma novidade: as peças farão alusão ao tema da festa, a cultura japonesa.

O estande de coleta seletiva é uma tradição da Comdep nos grandes eventos para ressaltar a importância de reaproveitar materiais que geralmente vão para o lixo e impacto que a falta de reciclagem gera para o planeta. Ao mesmo tempo, divulga os programas de coleta seletiva realizados pela cidade (ecopontos, “Porta a Porta” e coleta eventual) e incentiva a população a participar deles.

“Esse trabalho de conscientização é extremamente importante para que a população entenda que ela também pode contribuir muito para a limpeza da cidade e preservação do ambiente. Fazer essas ações durante os grandes eventos da cidade é aproveitar a chance de levar essas informações a um número maior de pessoas, que além disso podem ver como é possível aproveitar esses materiais”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Durante a Bunka-Sai, cinco artesãos vão mostrar os trabalhos feitos com os quatro materiais que podem ser reaproveitados: papel, plástico, vidro e metal. Fundadora do grupo “Dobraduras da Serra”, Shigueco Itida Toriy vai mostrar o trabalho com origami. A artesã Claudineia Lemos Fernandes monta bonecas a partir de materiais como garrafas pet. Marisa de Azevedo vai apresentar peças de decoração criadas com cacos de vidro. Oseas Siqueira trará os seus “Robozitos”, brinquedos construídos com embalagens de alumínio como latas de alimentos e tampinhas de garrafa. Já Sueli Meira transforma garrafas pet, pneus e outros resíduos em objetos práticos do dia a dia, como cama, puff, cadeira, porta-joias, entre outros.

“Então teremos reaproveitamento de papel, plástico, vidro e metal pelos artesãos. A decoração do estande será toda com motivos japoneses e o artesanato também. E daremos continuidade à educação ambiental com a conscientização de como fazer a coleta seletiva”, diz a coordenadora do Programa de Educação e Conscientização Ambiental (Peca) da Comdep, Jussara Gatto Justen.

Durante os quatro dias da festa, além do estande, a Comdep também atuará para limpeza do Palácio de Cristal. Serão mobilizados até 30 funcionários durante o dia e a noite para a varrição, lavagem e limpeza de banheiros. Também serão disponibilizadas lixeiras para o descarte dos resíduos recicláveis.

“Estamos com a nossa equipe já preparada para mais um grande evento e para deixar o Palácio de Cristal em perfeitas condições o público todos os dias. Serão duas turmas de serviços e, se preciso, também vamos utilizar um caminhão-pipa”, informa o presidente da Comdep, Wagner Silva.

A Bunka-Sai – a festa da cultura japonesa – será aberta nesta quinta-feira (08.08) pelo prefeito Bernardo Rossi, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino, e a Associação Nikkei de Petrópolis, às 19h, no Palácio de Cristal. Com mais de 50 atrações, serão quatro dias de evento, com comidas típicas, danças folclóricas, música, oficinas gratuitas e artes marciais.

Programas de reciclagem em Petrópolis

A cidade possui três programas de coleta seletiva: “Porta a Porta”, que faz o recolhimento em alguns bairros da cidade de segunda a sexta; “coleta eventual”, que atua no Centro, em Araras e em Corrêas sob demanda; e os ecopontos da Mosela, de Itaipava e do Quitandinha, onde a entrega de materiais recicláveis gera descontos na conta de luz.
Programação dos filmes em cartaz