Boa tarde!           Domingo 27/09/2020   14:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Parque Municipal recebe mudas de cerejeiras
Parque Municipal recebe mudas de cerejeiras
31/07/2019 - Às vésperas do Bunka-Sai, a festa que homenageia a cultura japonesa em Petrópolis (de 08 a 11 de agosto, no Palácio de Cristal), o Parque Municipal, em Itaipava, recebeu a doação de 52 mudas de cerejeiras – árvore símbolo da Terra do Sol Nascente. As novas árvores chegam para completar as 110 mudas que foram plantadas em Petrópolis no ano passado em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

As 52 mudas foram doadas pela Associação de Campismo do Rio de Janeiro, Grupo Amigos do Rio, que já tem a tradição de promover seus encontros anuais no parque. Este ano, o 6º Encontro Nacional de Motorhomes acontece de 14 a 20 de outubro, em comemoração aos 13 anos de fundação do grupo.

“Nós somos um grupo de campismo, a grande maioria de idosos, com média de idade de 60 anos. Nós acampamos sempre ao ar livre, amamos a natureza. E ficamos sabendo sobre o plantio das mudas de cerejeiras no parque e resolvemos fazer essa doação. Porque nada melhor do que a natureza ser preservada com árvores tão lindas quanto as cerejeiras. E o clima aqui realmente pede”, frisa o presidente do grupo, Vicente Alparone.

Nesta quarta-feira (31.07), o presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami, conheceu os locais onde as mudas serão plantadas. Parte será colocada em alguns espaços onde mudas do ano passado não se desenvolveram e outras espalhadas pelo parque.

“As cerejeiras são muito comuns no Japão. Lá, as estações são muito bem definidas, então quando começa a primavera elas florescem todas juntas. É no início de abril que isso acontece. E é muito importante porque também simboliza a renovação, uma vida nova que começa junto com o florescer das cerejeiras”, destaca Ami. “É o período que os estudantes voltam pra escola, as pessoas começam um novo emprego, um novo ciclo. É muito bonito”, completa Michiko Ami, que também faz parte da associação.

No ano passado, as 110 mudas foram doadas pela “Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”. A cerimônia de entrega contou até com a presença do cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino. O Parque Municipal, em Itaipava, recebeu 100 das 110 mudas. As outras 10 foram para o Centro Histórico.

            A escolha do município para receber as árvores não foi por acaso. Petrópolis é a cidade que tem a relação mais antiga com o Japão, já que em 1897 foi instalada aqui a primeira delegação do Japão (representação diplomática), comprovando que os dois países mantiveram contato onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Na ocasião também foi descerrada a placa que marca o plantio comemorativo dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

“Parcerias como essas só agregam ao município. O Parque Municipal é o nosso maior equipamento nos distritos e é muito importante que esteja sempre em movimento, sempre recebendo essa atenção especial. As cerejeiras, tanto as doadas pelos japoneses, quanto as doadas pela Associação de Campismo, vão embelezar ainda mais o nosso Circuito das Cerejeiras, que encanta turistas e petropolitanos”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Programação dos filmes em cartaz