Boa tarde!           Terça 21/09/2021   16:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Petrópolis abre o Festival SESC de Inverno
Petrópolis abre o Festival SESC de Inverno
20/07/2019 - 16:10 - Petrópolis abriu, na noite desta sexta-feira (19.07), o Festival Sesc de Inverno. São 500 atrações em mais de 750 horas de programação com o evento acontecendo ainda em outros quatro municípios. Na Cidade Imperial, a novidade este ano é o maior aproveitamento dos espaços públicos, com atrações realizadas também – além das unidades do Sesc – no Parque Municipal, em Itaipava, no Palácio de Cristal e nas praças da Liberdade e de Nogueira. O festival acontece até o dia 28 de julho, com grandes shows, teatro, exposições, recreação infantil, cinema, entre diversas outras atividades, a maioria gratuita ou a preços populares.

A solenidade que abriu oficialmente o evento, no Palácio Quitandinha – um dos mais importantes equipamentos turísticos da cidade, contou com a apresentação da Orquestra Tabajara, no Teatro Mecanizado e lotou o espaço, com muita gente aproveitando o salão para espantar o frio com muita dança e diversão. Já no Parque, quem dava boas-vindas ao festival era a banda Titãs. Por lá, aliás, acontecem outras grandes apresentações, como da dupla Anavitória, neste sábado (20), às 21h, e Vanessa da Mata, no domingo (21), às 20h.

“É muito importante pra cidade a realização de grandes festivais como o do Sesc. A instituição é parceira da prefeitura e somar forças só traz benefícios para todos os moradores. Seja através do fomento da cultura, facilitando o acesso aos petropolitanos, ou através do turismo, com a vinda de milhares de visitantes que chegam atraídos pela programação cultural. Isso ajuda a manter aquecida a nossa economia”, frisa o prefeito.

Há dois anos, o Sesc resolveu voltar a expandir a programação para os espaços públicos da cidade. No Palácio de Cristal, um dos principais atrativos do Centro Histórico, haverá três shows. Enquanto no parque e nas praças acontecem também outras atividades, voltadas tanto para o público infantil quanto para o adulto. "Devemos muito a Petrópolis, porque criamos raízes aqui, e daqui ampliamos mais o nosso público", destacou o presidente do Fercormecio/RJ, Antonio Queiroz.

Chegando à sua maioridade – esta é a 18ª edição, o festival é aguardado durante todo o ano pelo público. A petropilitana Claudia Almeida  fez questão de participar da abertura do evento este ano. "Tenho grande admiração pela Orquestra Tabajara. A música é de qualidade e o ambiente aqui é esplêndido", disse ela, destacando ainda a programação: "está magnífica, gostaria de participar de tudo", completou.

Turista na cidade de Campos dos Goytacazes, Verônica Rangel levou a filha, Beatriz, para prestigiar o evento. "Já viemos outras vezes ao Quitandinha e sempre busco inseri-la em programações culturais de qualidade", destacou.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), os shows da abertura são só o início de uma intensa programação de qualidade que está por vir. “O Festival Sesc de Inverno já é um festival consolidado, tradicional. E traz para a cidade uma série de atividades para todos os tipos de público. Isso fortalece a cultura na cidade, ainda mais porque eles, assim como nós, da atual gestão do município, temos como um dos objetivos valorizar principalmente o artista local”, disse.

O festival é, ainda, um dos principais atrativos desta alta temporada para o turismo em Petrópolis. Para este fim de semana – de sexta a domingo, a prévia da ocupação hoteleira já mostrava uma taxa de 97%. “Uma cidade que está em constante movimento é o que o visitante procura. O festival do Sesc, sem dúvida, é um dos eventos que nos ajudam a atrair turistas e boa parte dessas pessoas que estão chegando na cidade neste período vai aproveitar as atrações”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.   

Espaços Públicos incluídos na Programação

Além dos grandes shows, o Parque Municipal também vai receber cerca de 30 atrações neste primeiro fim de semana, com atividades iniciando a partir de 10h, a maioria gratuita. Haverá exibição do curta-metragem “Documentário Mesa Brasil”; apresentação de “O Circo a Céu Aberto”; recreação esportiva; “Baile da Cutia”; exposição “O som que vem do lixo”; contação de histórias; rodas de conversa; apresentação da Overdriver Duo; entre diversas outras.

No Palácio de Cristal, também com entrada gratuita, haverá shows nos dias 24: Jazzeando; 25: Samanta Dias; e 26: D’Avilla Quinteto; sempre às 19h. Já na Praça da Liberdade, tem “Circo Viva”, nos dias 20 e 27, às 11h. Na Praça de Nogueira, tem literatura com “Os baloeiros, com ih, contei”; às 14h, e exibição “Mostra Infantil Teresopolitana”, às 19h, no dia 20; dança com “Estrela D’Avila”, às 11h, e teatro com “Se essa rua fosse minha”, às 14h; no dia 21. E “Circo Viva”, às 14h, no dia 28.

"Essas atrações, alem do apelo turístico e cultural, movimentam a economia com pessoas vindo de diversos lugares para prestigiar o evento", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Macelo Fiorini.

A programação completa do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis está disponível na internet, no link: https://www.festivalsescdeinverno.com.br/programacao/petropolis/.
Programação dos filmes em cartaz