Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   13:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Palestras da ABAL - Tema “Meu Lixo Minha Responsabilidade” dia 30/07 ás 18h
Palestras da ABAL - Tema “Meu Lixo Minha Responsabilidade” dia 30/07 ás 18h
26/07/2019 - 18:09 - A Academia Brasileira Ambientalista de Letras – ABAL realizará o próximo evento de seu Ciclo de Palestras da ABAL, dia 30 de julho (3ª feira), no Salão Nobre do CEFET/Petrópolis (Antigo Fórum), no Centro de Petrópolis. O CEFET/Petrópolis tem acolhido a ABAL em seus eventos recentes, e foi no Salão Nobre onde foram realizadas as duas últimas cerimônias de premiação do Festival de Literatura Ambiental da ABAL.

A palestrante deste mês será Lilian Ziehe Takitani, Graduada em Direito pela UCP e Pós-graduanda em Gestão de Resíduos pela UCAM, idealizadora do blog Lixo Zero Sul Fluminense e associada ao Instituto Lixo Zero. A palestra de Lilian, “Meu Lixo Minha Responsabilidade”, versará sobre desperdício zero, repensando o consumo, escolhas conscientes, e compostagem, entre outros temas sobre o que chamamos de lixo. Por exemplo, o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico do mundo. Qual é a nossa responsabilidade e o que fazer para reverter esse quadro?

Enquanto cidadãos e consumidores, temos todo o poder/dever de reverter o prognóstico de que em 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. A situação atual do lixo no mundo e no Brasil, assim como as políticas ambientais do Brasil, nos obrigam a cobrar atitudes e mudanças e nos colocam em posição de assumir responsabilidades. Precisamos mudar o conceito sobre o lixo, entender os resíduos gerados e descartados, e à partir daí, fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis.

Enfim, o assunto é extenso, mas gostaria de focar no que tenho mais experiência, mostrar que podemos mudar muitas coisas que estão ao nosso alcance, basta que tenhamos a sensibilidade despertada para o problema.

O Ciclo de Palestras da ABAL já se consagrou como um dos eventos de destaque no calendário cultural de Petrópolis, realizando palestras há mais de dois anos. Mensalmente, temas ambientais e sobre sustentabilidade são apresentados e discutidos. As palestras são abertas ao público.

Palestras anteriores versaram sobre questões ambientais em Petrópolis, desastres e crimes ambientais, legislação e educação ambiental, coleta seletiva, bíblia e ecologia, fauna, gestão sustentável, dispersão de sementes, natureza e poesia, assim como diversos outros temas. Renomados palestrantes de entidades como o Instituto Teológico Franciscano, AnimaVida, Fiocruz, OAB, FASE, Ministério Público do Rio de Janeiro, Projeto Água, ICMBio e outros, ministraram palestras e apresentações.

A ABAL convida a todos para participarem de seus eventos abertos, e a se juntarem à ABAL no seu propósito de promover a preservação, conservação e melhoria do meio ambiente e da sustentabilidade, através da divulgação de trabalhos literários e outras comunicações.

SERVIÇO:


Palestra: “Meu Lixo Minha Responsabilidade”
Palestrante: Lilian Ziehe Takitani
Data e Horário: 30 de julho de 2019 ás 18h

Local: Salão Nobre - CEFET/Petrópolis
Endereço: Rua do Imperador, 971
Tel.:  (24) 2292-9700
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis/RJ
Programação dos filmes em cartaz