Bom dia!           Segunda 16/12/2019   11:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Museu Casa do Colono ganha novas Peças para Exposição durante a Bauernfest
Museu Casa do Colono ganha novas Peças para Exposição durante a Bauernfest
19/06/2019 - 17:23 - Referência da cultura germânica em Petrópolis, o Museu Casa do Colono é parada obrigatória para quem quiser curtir a Bauernfest e ainda entender a fundo como viviam os colonos que chegaram ao município a partir de 1845 para ajudar a construir a cidade. No período da festa, o público ainda vai encontrar uma novidade: uma exposição com trajes típicos cedidos pelos grupos de dança folclórica  Kaiserstadt Kulturkreis, Blumenberg Volkstanz e Rheinland-Pfalz. O museu tem entrada gratuita.

A herança deixada por esses colonos germânicos ainda é presença marcante na vida dos petropolitanos, que pode ser percebida nos nossos sobrenomes, nomes de ruas, bairros, na culinária, na arquitetura, nas manifestações culturais. E é por isso que, há 30 anos, Petrópolis celebra essa cultura com a Bauernfest.

“O Museu Casa do Colono é uma oportunidade única para o público da festa entender melhor todos os costumes e como viviam esses imigrantes quando chegaram aqui para colonizar nossa cidade. A influência deles é muito marcante até hoje na vida dos moradores”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “O museu é gratuito e sempre estimulamos que moradores e turistas passem por lá. É uma verdadeira aula de história”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

No museu estão mobiliário, utensílios de uso doméstico e de trabalho, reproduções fotográficas, quadros e objetos de uso pessoal que chegaram até o museu através de doações feitas pelos descendentes de colonos germânicos, além do apoio do Clube 29 de Junho, o Instituto Histórico de Petrópolis e o Museu Imperial com empréstimo de acervos. Entre as atividades oferecidas no atrativo está o projeto de contação de história “Minha Cidade tem História para Contar”, com a historiadora Vânia Nicolau, que leva o público a uma viagem no tempo de forma lúdica e interativa.

Neste período da Bauernfest, a instituição também conta com uma exposição de trajes típicos utilizados por grupos de dança folclórica nas apresentações. Os trajes foram construídos através de pesquisas históricas e remetem à região de acordo com as danças apresentadas e o tipo cultural que os grupos representam.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo, 1.034, na Castelânea. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h. O telefone de contato é: (24) 2247-3715 e o e-mail: casadocolonomuseus@gmail.com.
Programação dos filmes em cartaz