Bom dia!           Segunda 16/12/2019   08:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Cidade lotada no Primeiro Fim de Semana de Bauernfest
Cidade lotada no Primeiro Fim de Semana de Bauernfest
Rua Teresa, Centro Histórico e entorno da festa recebem milhares de Pessoas
 
16/06/2019 - 08:09 - O sol desde o início da manhã deste sábado (15.06) foi mais um atrativo para deixar a cidade ainda mais cheia de petropolitanos e turistas de toda parte. Atraídas pela Bauernfest, milhares de pessoas circularam pelo município para curtir as atrações culturais, opções gastronômicas e fazer compras, movimentando a economia de Petrópolis. Até o meio-dia, a CPTrans contabilizou a entrada de 87 ônibus pelos pórticos do Quitandinha e do Bingen. Desde esses dois locais, na Rua Teresa e nos três palcos da Festa do Colono do Alemão, não faltou gente para aproveitar o que a cidade tem de melhor nesta época do ano.

“A Bauernfest só está começando, ainda temos muitos dias de atrações, mas o primeiro fim de semana da festa já mostra que ela será um sucesso mais uma vez. Ela está maior este ano, com uma semana a mais, e certamente vamos passar a marca de 350 mil de público. Isso mostra não só o tamanho da Bauernfest no cenário nacional, a segunda maior do gênero no Brasil, mas também a importância para toda cidade, movimentando a nossa economia, comércio, rede hoteleira, de serviços, polos gastronômicos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Pela manhã, o Palácio de Cristal já ficou cheio e  teve uma programação voltada para os pequenos com oficina de bandeiras e, à tarde, teve apresentação do grupo de teatro “Hoppeditz – Os Tolos”. Os Jogos Germânicos também foram atração na Praça da Liberdade. No Palácio, já na abertura as barracas registraram muito movimento.

As amigas Cristina Monteiro e Vera Regina de Freitas, cariocas, chegaram cedo. “Esse sol é encantador e a festa fica especial. Todos os anos a gente vem para curtir o sábado e o desfile de domingo”, afirma Cristina acompanhada de Vera no entusiasmo: ‘esta linda a festa este ano”

Na Praça da Águia, o espaço é aproveitado por quem aprecia cervejas artesanais e boa gastronomia. Organizado pela Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), Sesc e a prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e a Turispetro, 18 cervejarias do município vão servir cerca de 30 mil litros de chope até o encerramento da Bauern, dia 30 de junho, também com barracas dentro do Palácio de Cristal. .

O professor de inglês Mauro Rodrigo e a namorada Edvânia Oliveira fizeram questão passar pelo local.“Nós somos de Belo Horizonte e Petrópolis é a última cidade que estamos visitando no nosso roteiro. Este local é ótimo, tem muita variedade de cervejas e acho que isso aqui é muito bom para a cidade”, contou ele.

Movimento grande de ônibus de turismo

Uma das portas de entrada da cidade estava lotada de ônibus de turismo no fim da manhã. Ônibus de locais como Rio de Janeiro e o sul-fluminense trouxeram turistas para a cidade. Pessoas como o casal de tipógrafos Luís Cláudio da Silva e Marla Correia da Costa da Silva.“Ficamos sabendo pelas redes sociais e uma amiga que organizou a excursão convidou. É a primeira vez em Petrópolis, mas quero conhecer logo o Palácio de Cristal”, afirmou Luís Cláudio.

“Uma das coisas que me chamou a atenção na festa é cerveja, que sabemos que é uma das marcas da festa. Não conhecia a cidade, mas estou achando muito bonita”, disse Marla.

Paulo Nabuco organizou uma excursão com cerca de 90 pessoas para vir, mais uma vez, curtir a Bauernfest. “A gente vem todos os anos e hoje estamos com dois ônibus, mas vamos voltar no dia 29 com quatro ônibus”, contou.

A expectativa é de que 880 ônibus de turismo venham para a cidade durante a Bauernfest, chegando também pelo Bingen. A CPTrans faz a orientação e a triagem desses pontos e os ônibus que trazem os turistas podem fazer o embarque/desembarque em quatro pontos diferentes nos Centro: Praça 14 Bis (exclusivamente para grupo de pessoas idosas e com deficiência); Av. Tiradentes, Av. Barão de Amazonas e Montecaseros – depois disso, os veículos voltam para as entradas da cidade ou então podem ficara Barão do Rio Branco (a partir da Moageira) e os estacionamentos das empresas de ônibus urbanos Petroita e Cidade Real.

Rua Teresa se integra à festa e fica lotada neste sábado

Transporte de turistas e petropolitanos por vans movimentou ainda mais a tradicional Rua Teresa que este ano está integrada à Bauernfest com programação que celebra a cultura da cidade e também com promoções, inclusive de descontos.

Moradora de Cabo Frio, Izabel Vieira, veio aproveitar as opções do polo de moda e chegou cedo à Rua Teresa. “A gente vem comprar aqui porque tem muitas lojas, então muita variedade de roupas, e um preço. A Rua Teresa tem um bom nome lá em Cabo Frio”, declarou.

A Rua Teresa conta com um serviço especial: uma van que faz o transporte gratuito entre a Bauern e o polo de moda. São cinco viagens partindo da Rua Roberto Silveira (12h, 13h, 14h, 15h e 16h) e a mesma quantidade voltando para a festa (12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30).

“Todo período da Bauernfest já traz um movimento maior, mas sabemos que nem sempre é fácil o turista deixar a festa para vir pá por causa da questão do transporte. Então ter uma forma de ligar os turistas direto com a Rua Teresa é ótimo para todos nós. Nosso movimento já começou a aumentar”, falou a lojista Márcia Cristina Siqueira.

Para Angélica de Castro, de Juiz de Fora, a Rua Teresa ficou linda com decoração e o serviço de vans facilitou para o turista. “Vim direto do hotel para pegar a van e rapidamente chegamos para as compras”, elogiou.

No Centro, os turistas e petropolitanos podem fazer aproveitar o Circuito à Pé, fazendo passeios e podendo conhecer a história de casarões e monumentos da cidade, e também fazer compra na Rua do Imperador e 16 de Março, também integrada à festa, com decoração e programação especial.
Programação dos filmes em cartaz