Bom dia!           Terça 20/08/2019   10:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Cultura Alemã em destaque na 30ª edição da Bauernfest em Petrópolis
Cultura Alemã em destaque na 30ª edição da Bauernfest em Petrópolis
Palácio de Cristal se transforma em Burgo Alemão de 14 a 30 de Junho

13/06/2019 - 15:03 - Petrópolis se transforma em um pedaço da Alemanha a partir desta sexta-feira (14.06) com a abertura da Bauernfest -  segunda maior festa do segmento no Brasil. Entre as atrações que fazem parte da programação estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos. A festa, tradicional no calendário da cidade serrana, é uma celebração ao legado cultural deixado pelos colonizadores, que começaram a chegar à região em 1945. O objetivo era fazer com que eles colonizassem o município e ajudassem a construir a cidade idealizada pelo Imperador D. Pedro II.

“A Bauernfest é uma celebração à influência da cultura alemã, um evento incrível não só pela experiência que proporciona aos turistas, que têm a oportunidade de vivenciar a cultura que está nas raízes da nossa história e que conseguimos preservar – um legado muito importante para nós petropolitanos”, frisa o prefeito Bernardo Rossi, destacando que muito do que Petrópolis é hoje, é resultado da influência dos colonos germânicos. “Hoje, a nossa querida Cidade Imperial carrega não só a marca da Família Imperial, como também a herança deixada pelos colonos. Herança essa, fortemente presente na nossa gastronomia, na arquitetura, nas danças e na música, teatro, entre outras atividades que valorizam a cultura dos colonizadores”, pontua.

A 30ª edição do evento, será aberta pelo prefeito Bernardo Rossi, ao lado da presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz, às 19h, no Palácio de Cristal. O atrativo é coração da festa, mas ela acontece também nos arredores, como a Rua Alfredo Pachá, a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), esta última com o Biergarten – no coração do Centro Histórico. A novidade é que este ano, a Festa do Colono Alemão foi estendida e irá até o dia 30 de junho -  com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christ.

Nesta sexta-feira - primeiro dia de evento -  o público poderá assistir à apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, no Palco Koblenz (Palácio), e, em seguida, com o grupo convidado de Blumenau-SC, Grupo Folclórico Teutônia, além dos grupos locais Blumenberg Volkstanz e Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis. Às 20h também acontece, dentro do Palácio, o bailão com a Banda Germânica. Simultaneamente, em outro ponto do Centro Histórico – a Praça da Liberdade -  a animação fica por conta da Bauernband que se apresenta no Palco Koeler.

A gastronomia é outro ponto alto da festa e ganha destaque com as barraquinhas espalhadas por todo o evento. Mais de 8 toneladas de salsichão devem ser consumidos no evento, além de outra paixão alemã: a cerveja, com mais 130 mil litros.

No ano passado, mais de 350 mil pessoas passaram pela Bauernfest. O evento emprega mais de 350 pessoas diretamente e, em 2018, movimentou R$ 43 milhões na economia da cidade. É uma das principais festas do calendário turístico do município, junto com o Natal Imperial.

Intensa Programação durante todo o Fim de Semana

Até o dia 30 de junho a programação é intensa no Palácio de Cristal – que ser transforma em um burgo alemão. Já neste primeiro fim de semana o público que participar da Bauernfest encontrará tanto no sábado quanto no domingo as atividades, que começam já pela manhã e vão até o fim do dia. Entre as atrações estão apresentações de grupos folclóricos, recreação infantil, concurso de chope a metro e chapéu mais enfeitado, banda marcial, contação de história, teatro, além, claro do tradicional bailão com a Banda Germânica. No sábado, haverá ainda o Desfile de Lanternas, saindo às 19h da Avenida Ipiranga (em frente à Igreja Luterana) e no domingo o Desfile Folclórico, com as famílias de colonos germânicos, saindo às 10h da Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial).

A programação completa está disponível no site da festa: https://www https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/
Programação dos filmes em cartaz