Bom dia!           Domingo 18/08/2019   10:37
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Festival SESC de Inverno
Festival SESC de Inverno
Renato Carrera conduzirá residência artística em Petrópolis para peça encenada na cozinha do Palácio Quitandinha

Trabalho do consagrado diretor, que se inicia dia 20 de junho, é preparatório para espetáculo que será encenado na cozinha do Palácio Quitandinha durante o Festival Sesc de Inverno. Inscrições estão abertas.

06/06/2019 - 15:14 - PETRÓPOLIS/RJ - A cozinha do Palácio Sesc Quitandinha – na qual em meados do século passado foram produzidas refeições para celebridades e poderosos como Orson Wells, Carmen Miranda, Evita Perón e Getúlio Vargas – receberá, no dia 27 de julho, durante o Festival Sesc de Inverno, o espetáculo teatral “Na Cozinha”. A peça será criada em um trabalho de residência conduzido pelo ator, diretor e dramaturgo Renato Carrera com artistas da região, que também atuarão no espetáculo. As inscrições para o trabalho estão abertas e podem ser feitas pelo email eventoscultura@sescrio.org.br.

Para a criação do “espetáculo-performance”, Renato Carrera, juntamente com o diretor de arte Daniel de Jesus, usará como subsídio a visão de cada artista-residente sobre Petrópolis, trabalho que será construído a partir de notícias de jornal sobre a cidade. Ao todo serão 10 encontros, entre 20 de junho e 27 de julho, na Torre Cultural do Sesc Quitandinha. 

Renato Carrera é diretor de sucessos como "Gisberta", com Luis Lobianco, já apresentado no Festival Sesc de Inverno; "Malala - A menina que queria ir para a escola"; "Abajur Lilás", pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Diretor; e "Vestido de Noiva", vencedor do Prêmio Questão de Crítica de Melhor Espetáculo. Como professor, destacou-se com trabalho no Encontro Internacional de Teatro (DRIFT), para atores da Inglaterra, Polônia, Dinamarca e Brasil, e no Laboratório Cênico, no Sesc Niterói.

RESIDÊNCIA COM ARTISTA PLÁSTICA PREMIADA – Além de “Na Cozinha”, o Sesc Quitandinha promoverá uma residência de artes visuais com Laura Lydia, premiada artista plástica que desenvolve trabalhos que trafegam entre o desenho, a gravura, a fotografia, instalações e intervenções urbanas. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o projeto Ervas sp, que lhe rendeu o prêmio Funarte Mulheres nas Artes. Consiste no mapeamento de pontos de São Paulo que registram vegetação espontânea, como viadutos, por exemplo, e na realização de intervenções com pintura e desenho, criando uma interação visual entre a gravura e o vegetal.    

Laura Lydia permanecerá durante o mês de julho no Sesc Quitandinha aprofundando sua investigação artística, mapeando paisagens locais e explorando possibilidades poéticas de materialidade e desenho. Durante esse período, serão realizados encontros com o público e artistas locais para conversas sobre o processo criativo. Como resultado da residência, haverá uma exposição com os trabalhos desenvolvidos. As inscrições serão abertas no dia 12 de julho.

FESTIVAL SESC DE INVERNO - Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o evento acontece entre 19 e 28 de julho, em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios e Duas Barras. A programação será divulgada ainda em junho em www.festivalsescdeinverno.com.br.

SERVIÇO:

Sesc Quitandinha: Rua Joaquim Rolla nº 2 – Quitandinha – Petrópolis

Residência artística “Na cozinha”
20, 21 e 22 de junho – 18h às 22h
12, 13, 14, 24 de julho – 17h às 22h
25, 26 e 27 de julho – 16h às 22h
Inscrições abertas: eventoscultura@sescrio.org.br
Apresentação artística do espetáculo teatral “Na cozinha”: 27 de julho, às 21h30

Residência de artes visuais - Territórios

De 02 a 28/07/19 – 10h às 17h
Inscrições a partir de 12 de junho na Central de Atendimentos do Sesc Quitandinha
Avenida Joaquim Rolla, 2 Quitandinha - Petrópolis/RJ
De terça a domingo, das 9h às 18h
Tel: (24) 2245-2020
Programação dos filmes em cartaz