Bom dia!           Sábado 29/02/2020   09:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Aberto o Calendário de Caminhadas Ecológicas oferecido pela Prefeitura
Aberto o Calendário de Caminhadas Ecológicas oferecido pela Prefeitura
27/05/2019 - 16:09 - O calendário de caminhadas ecológicas guiadas oferecido pela prefeitura foi aberto no último domingo (26.05) pela trilha do Alto da Ventania, no Caxambu. Um grupo de 45 pessoas participou da atividade, que durou cerca de três horas e meia e contou com a presença de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, agentes da Defesa Civil e socorristas da Cruz Vermelha. Um ônibus fez o transporte dos inscritos da Praça Dom Pedro até o início do percurso, no ponto final da linha Santa Isabel, retornando com os presentes até o Centro após o encerramento da caminhada. O projeto é gratuito e ainda vai percorrer outros quatros locais, sempre no último domingo de cada mês, até setembro.

O sol entre nuvens e a temperatura amena contribuíram ainda mais para o sucesso da caminhada. Os participantes aprenderam sobre o bioma local e puderam visualizar os picos do Cobiçado, Vândalos, Diabo, Tridente, até chegarem no topo do Alto da Ventania. O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é sensibilizar os petropolitanos sobre a importância de preservar a natureza, incentivando a presença de quem está começando a praticar a atividade. "As trilhas são guiadas e contam com todo o apoio técnico, proporcionando um passeio seguro para toda família", frisa o prefeito Bernardo Rossi. 

Até mesmo quem está acostumado com as trilhas da cidade apoiou a iniciativa da prefeitura. "Nem sempre consigo reunir um grupo com cinco ou seis pessoas. A caminhada foi bastante segura, com um grupo grande, além do guia garantir que a gente não se perca no caminho. É um projeto superbacana, que divulga também esse tipo de atividade aqui na cidade", disse William Schmidt, que costuma fazer esse tipo de passeio no período de estiagem.

"É uma atividade diferente, que faz a gente fugir um pouco da rotina. Aproveitei e vim com um grupo, o que torna o passeio ainda mais agradável. Sem contar a segurança em que a gente fez o trajeto, contando com o apoio das equipes", disse João Paulo dos Santos, que trouxe familiares e amigos para a atividade.

As caminhadas ecológicas são usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país. O calendário criado pela prefeitura é uma oportunidade para a população conhecer e aprender a cuidar desses locais. A Secretaria de Meio Ambiente estuda a possibilidade de oferecer mais um passeio na programação, devido à grande procura dos petropolitanos.

“Muita gente ligou tentando se inscrever e as vagas já haviam terminado. Vamos tentar oferecer mais uma caminhada dentro do nosso calendário. Quem participou da atividade adorou o percurso e o atendimento das nossas equipes”, explica o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto. Além do calendário guiado, a pasta investe em outras ações de conscientização, especialmente, nas escolas da rede municipal.

“São ações importantes e que podem contribuir na redução dos casos de crimes ambientais. Precisamos trabalhar a educação ambiental em toda a comunidade, e por isso, estamos proporcionando os passeios ecológicos nas trilhas da cidade.  destacou Anderson Campos, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

O projeto também será realizado no Caminho do Ouro no Meio Serra (30 de junho), Pedra do Cortiço (28 de julho), Castelinho (25 de agosto) e Pedra do Retiro (29 de setembro). As caminhadas ecológicas guiadas contam com o apoio da empresa Transalvini, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Programação dos filmes em cartaz