Boa noite!           Quarta 13/11/2019   02:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Com expectativa de público de mais de 350 mil pessoas município planeja infraestrutura para 30ª Bauernfest - de 14 a 30/06
Com expectativa de público de mais de 350 mil pessoas município planeja infraestrutura para 30ª Bauernfest - de 14 a 30/06
Planejamento envolve secretarias municipais e forças de segurança

16/05/2019 - 17:36 - Com expectativa de superar o público de 350 mil visitantes no ano passado, o município já articula entre secretarias e demais órgãos públicos a organização da Bauernfest - uma das maiores festas da cultura germânica de todo o mundo –, que este ano acontece de 14 a 30 de junho (exceto dia 20, feriado de Corpus Christ).  Um planejamento detalhado já vem sendo discutido entre órgãos municipais e as forças de segurança, como as polícias Militar e Civil, além de Corpo de Bombeiros. Ações para o trânsito, para coibir flanelinhas e ambulantes, além de ações para vistoriar as barracas de alimentação, e da segurança estão entre as prioridades.

Em 10 dias da Festa do Colono Alemão, no ano passado, o evento recebeu mais de 350 mil pessoas. Nesta 30ª edição, com seis dias a mais, a expectativa é de que o número de visitantes aumente. A Bauernfest é um dos principais eventos de Petrópolis, é considerada a segunda maior festa da cultura germânica do país, atrás apenas da Oktoberfest, em Blumenau, em Santa Catarina. Em 2018, o evento movimentou R$ 43 milhões na economia da cidade e contou com mais de 200 atrações. Para o prefeito Bernardo Rossi, o planejamento antecipado é fundamental.

“Temos certeza de que será mais uma festa de sucesso na cidade e tudo está sendo organizado para que mais uma vez ela aconteça de forma muito tranquila. É um evento que além de atrair muitos turistas e visitantes, é um espaço para as famílias petropolitanas, um espaço para adultos e crianças. Esta união da prefeitura e todos os órgãos competentes vai trazer essa tranquilidade”, frisa.

Uma reunião com todas as secretarias e instituições envolvidas já foi realizada na sede da prefeitura e, agora, grupos de trabalho menores vêm se reunindo para fechar o planejamento para a festa. Estão envolvidos a Turispetro, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes, a Secretaria de Serviços Segurança e Ordem Pública, a Comdep, a Secretaria de Administração, de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento, Defesa Civil, entre outras, além da CPTrans, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

“Queremos que esta festa seja cada vez melhor e mais organizada, por isso todo o planejamento foi feito com antecedência. Estamos lançando um desafio nesta edição, expandido o evento, e todos os órgãos precisam estar em contato. Vamos receber muitos turistas na cidade e estaremos preparados para esse aumento nos quatro cantos de Petrópolis”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Trânsito

Para o trânsito o planejamento já está sendo finalizado pela CPTrans, e os testes estão sendo realizados nas principais ruas que sofrerão impacto com a festa. A ideia é organizar ainda mais o trânsito e os ônibus de turismo que chegarão ao município nesse período. Só em 2018 foram mais de 800 veículos de turismo, entre ônibus e vans.

Entre as principais mudanças estão a inversão da Rua Padre Siqueira; alteração da circulação de ônibus urbano na ponte em frente à Casa Visconde de Mauá; abordagem aos veículos de turismo nas entradas da cidade, para indicar locais de estacionamento – Bingen, Quitadinha e Barão do Rio Branco, entre outras. 
Programação dos filmes em cartaz