Boa noite!           Sábado 20/07/2019   19:42
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Abertura da Temporada de Montanhismo acontece no Fim de Semana - dia 04/05 ás 10h
Abertura da Temporada de Montanhismo acontece no Fim de Semana - dia 04/05 ás 10h
02/05/2019 - 15:13 - O evento que vai dar início à temporada de montanhismo em Petrópolis será realizado no Palácio Rio Negro no fim de semana. No sábado (04.05), a abertura acontece às 10h, com a presença de representantes de diversas instituições ligadas ao setor. Na sequência, serão realizadas palestras de membros do Centro Excursionista de Petrópolis (CEP), Inea, Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Turispetro. Já no domingo, será montada uma arena de esportes de montanha, além de mesa-redonda com representantes da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer), Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde. No mesmo dia, também ocorre o lançamento do Calendário de Caminhadas Ecológicas da Secretaria de Meio Ambiente.

“Petrópolis tem um grande potencial para as atividades em meio a natureza. Recebemos diversos visitantes por ano para trilhas, esportes radicais e outras atividades na natureza. Além de divulgarmos cada vez mais esse circuito na cidade, também é importante trabalharmos essa conscientização, discutindo e debatendo sobre a preservação do nosso patrimônio natural”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A iniciativa, que é promovida pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, tem o objetivo de conscientizar petropolitanos e turistas sobre a proteção do patrimônio histórico-natural da cidade. Com mais de 200 trilhas, Petrópolis recebe cerca de 150 mil pessoas por ano no período de maio a setembro, que vêm em busca exclusivamente desse contato com as montanhas e as belezas naturais do município. A ideia é incentivar as atividades para que mais turistas visitem a cidade.

“O circuito ecológico é um dos principais da cidade e vem crescendo a cada ano. Nossas montanhas atraem turistas de todo país e até de fora. É importante que a gente incentive, cada vez mais, a presença de mais pessoas nestes locais, conhecendo as belezas naturais da nossa cidade”, afirma o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O evento que abre a temporada de esportes da natureza em montanhas terá como tema a Educação Ambiental. Anualmente, milhares de montanhistas curtem as trilhas e os caminhos de montanhas de Petrópolis, para a prática de Trekking, Camping, Travessias, Caminhadas Ecológicas, Mountain Bike, Trail Run, cada um com o seu desafio e destino de Turismo Ecológico. As mais de 200 trilhas catalogadas contam com níveis fáceis e outras mais exigentes, difíceis.

"A temporada de montanhismo coincide com o período de menos chuva na cidade, ou seja, mais seco; logo precisamos ficar mais atentos, ter maiores cuidados com as montanhas que nos cercam. O evento tem o objetivo de comemorar e sensibilizar toda população de Petrópolis e aos nossos visitantes sobre a importância deste importante Patrimônio Natural que é de pertencimento de todos”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

Petrópolis possui cerca de 84% do seu território protegido por UCs - Unidades de Conservação. “E esse é o período que ocorrem muitas queimadas e crimes ambientais, na sua grande maioria, provocada pelo homem. No evento, a intenção é sensibilizar a comunidade para que as pessoas tenham responsabilidade socioambiental”, conta o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Campos.
Programação dos filmes em cartaz