Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   17:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Dia da Terra no Geoparque Costões e Lagunas - dia 27/04
Dia da Terra no Geoparque Costões e Lagunas - dia 27/04
21/04/2019 - 09:15 - Você já parou para pensar nos motivos que temos para celebrar a Terra? No dia 22 de abril é comemorado mundialmente o Dia da Terra, onde é reconhecida a importância do nosso planeta e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção das maravilhas que existem ao nosso redor.

No próximo dia 27 de abril (sábado), nós, do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ, vamos nos reunir para comemorar o Dia da Terra e convidamos a todos para comparecerem às nossas atividades.

Elas são gratuitas e contam com caminhadas em dois importantes monumentos naturais dentro da área do Geoparque: as Dunas do Peró (Cabo Frio) e o Mangue de Pedra (Armação dos Búzios). Na oportunidade poderemos conversar sobre o que é um geoparque e conhecer mais sobre geodiversidade, biodiversidade, geologia, ecologia, recursos hídricos, história e pré-história, temas relacionados aos 4,6 bilhões de anos de nossa evolução planetária.

Segundo a UNESCO Geoparque são áreas geográficas, onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguirmos esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana. Nos próximos anos as atividades comemorativas serão realizadas em todos eles.

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ e UERJ.

Quer participar conosco? As fichas de inscrições para as atividades estão disponíveis no endereço https://forms.gle/1sHmBLJrkBNCdvfd6, também no site e no facebook do Geoparque. Informamos que os participantes dessa comemoração poderão escolher no momento de inscrição se farão as duas ou apenas uma das caminhadas propostas.

Lembramos que as caminhadas são em áreas naturais e por isso é importante utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné. Não se esqueça de levar água e se achar necessário lanches.

ESTA É UMA ATIVIDADE QUE CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES:

Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
 Departamento de Geologia
 Museu da Geodiversidade – MGeo

 Laboratório de Geologia Sedimentar - LAGESED
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
 Departamento de Geologia (UERJ)
 Laboratório de Estudos Tectônicos
Estação 104 FM
Prefeitura de Cabo Frio
 Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Armação de Búzios
 Secretaria de Meio Ambiente e Pesca
Secretaria de Estado de Turismo
Parque Estadual Costa do Sol
Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo RJ / ES – SBG - RJES
Movimento SOS Dunas do Peró

Evento: Dia da Terra no Geoparque Costões e Lagunas

Data: 27 de abril de 2019.
Horários e Endereços:
9:00h – Dunas do Peró – Cabo Frio, no Condomínio Aquadunas; e
14:00h – Mangue de Pedra – Armação dos Búzios, na praia, na descida da trilha que sai da rua
Carlito Gonçalves.
Programação dos filmes em cartaz